Cidades

Colombianos acampados em Guarulhos aguardam reunião com o MP para repatriação

A reunião com o Ministério Público Federal está programada para o dia 27 de maio

Um grupo com mais de 180 colombianos está acampado desde o dia 18 de maio, no Aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, aguardando a repatriação. Os imigrantes trabalhavam no país, quando perderam seus empregos por conta da pandemia do coronavírus. Com a tentativa frustrada de embarcar em um avião, o grupo já tentou seguir viagem de ônibus, também sem sucesso. E agora aguarda uma reunião nesta quarta-feira, 27/05, com o Ministério Público Federal, que atua para solucionar o caso. 

Pequenas áreas do aeroporto, sem passagem de passageiros, foram transformadas em abrigo. Entre as famílias estão crianças e cachorros. A alimentação é feita fora do terminal, em fogueiras, com doações levadas por voluntários. 

Segundo o grupo, o governo da Colômbia exige uma taxa de entre US$ 420 e US$ 460 por pessoa, o valor seria para custear o voo para Bogotá e para o cumprimento da quarentena no retorno ao país, onde todos teriam que passar 14 dias em um hotel, no sistema de quarentena, antes do retorno para suas cidades de origem.  

Na tentativa de solucionar o problema, o Ministério Público Federal, convocou uma reunião virtual de urgência, para o dia 27 de maio. Foram convidadas autoridades colombianas e brasileiras nas esferas federal e municipal.

Posso ajudar?