Cidades

Com distância de 2 metros e hóstia entregue por pinças, Guarulhos retomará missas presenciais no sábado

Comunicado foi assinado nesta segunda-feira, 27, pelo bispo de Guarulhos, dom Edmílson Amador Caetano

O comunicado publicado na manhã desta segunda-feira, 27/7, pelo bispo de Guarulhos, dom Edmílson Amador Caetano, autoriza a retomada das missas presenciais em Guarulhos a partir do próximo sábado, 1º/8. O religioso, entretanto, exige um rigoroso protocolo para o retorno.

Dentre as exigências do bispo estão a ocupação máxima de 25% das igrejas, obrigatoriedade do distanciamento de 2 metros entre os fiéis e o já corriqueiro uso da máscara, além da comunhão, simbolizada pelas hóstias, entregue por pinças. “Para a comunhão, não se farão filas. Os ministros, após a desinfecção das mãos e com máscaras, irão até o fiel que irá comungar, o qual deverá estar em pé, receber a comunhão somente nas mãos. Quem não se levantar, significa que não irá comungar. O ministro dará a comunhão com uma pinça (pinça cirúrgica de no mínimo 20cm ou as dispostas pelas lojas de artigos litúrgicos), que logicamente, será desinfectada anteriormente”, diz o comunicado.

Nem todas as igrejas da cidade estarão abertas. No primeiro momento, as matrizes de cada paróquia estão autorizadas a reabrirem e fica a critério do pároco escolher mais uma para evitar aglomerações. Cada paróquia, contudo, deverá ter, no máximo, celebrações presenciais em duas igrejas, podendo, inclusive, realizar as celebrações com agendamento prévio.

Desde a retomada econômica na cidade, o bispo Edmilson tem agido com cautela a respeito do retorno das missas. Em contato com o GuarulhosWeb, ele explicou o motivo da liberação neste momento. “Somente agora estamos abrindo a possibilidade de missas presenciais de acordo com os próprios boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria municipal de Saúde. Então, seguindo as estatísticas, ainda que a situação esteja muito difícil, acreditamos que é possível, com todos os cuidados, voltarmos às missas presenciais”, afirmou dom Edmílson.

Confira, na íntegra, o protocolo de higiene e segurança da Diocese de Guarulhos.

Posso ajudar?