Economia

Com relógio inteligente, Intel pesquisa Parkinson

A Intel fechou parceria com a Fundação Michael J. Fox, do ator do filme De Volta para o Futuro – que vive há mais de duas décadas com o mal de Parkinson -, para desenvolver pesquisa sobre a doença. A Intel está trabalhando em um estudo para identificar padrões entre dados coletados de pacientes com a doença. Esses dados serão obtidos por meio de relógios inteligentes, capazes de detectar, por exemplo, tremores e registrar as informações em um smartphone, para que posteriormente sejam enviadas para a Intel.

A expectativa é de que cientistas consigam criar algoritmos que procurem tendências e anomalias e identifiquem padrões desconhecidos da doença. Na segunda fase da pesquisa, será criado um aplicativo para smartphone para que pacientes registrem como estão se sentindo com os medicamentos que estão tomando e possam ajudar cientistas e médicos a estudar a eficácia dessas drogas.

No início do ano, a empresa fez um teste com voluntários e agora está explorando os dados obtidos. Fazem parte da parceria um hospital em Nova York e outro em Tel Aviv. Em março, a Intel anunciou investimento na empresa Cloudera, plataforma na nuvem para armazenar dados de pacientes, genomas e históricos médicos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Posso ajudar?