A Prefeitura de Guarulhos recebeu no último dia 29 de dezembro, R$ 1.075.000,00 do Ministério da Cultura, referente ao convênio 706107, para a implementação de “novos” nove pontos de cultura na cidade. Assinado em 2009, na gestão do então prefeito Sebastião Almeida, o convênio previa a criação de 30 Pontos de Cultura e um Pontão da Cultura.
No entanto, no ano passado, devido à falta de recursos, o número de pontos de cultura foi reduzido a seis. Neste início de 2018, a assessoria de imprensa do governo informou que atualmente não há pontos de cultura em atividade na cidade. Mas com a chegada das verbas federais, nove serão viabilizados.
“A Prefeitura de Guarulhos informa que o referido convênio já existe desde 2009. Desde então, dos 30 pontos de cultura mencionados, foram conveniados 21 deles, que atuaram por 3 anos e já tiveram seus contratos finalizados. O valor repassado pelo Ministério da Cultura, qual seja, R$ 1.075.000,00, mais a contrapartida da Prefeitura de Guarulhos, quando de sua execução, nesse mesmo valor, será destinado para o convênio dos 9 pontos de cultura restantes”.
Não foram detalhados os possíveis locais e nome das instituições, entidades que seriam beneficiárias ou os prazos de criação dos pontos de cultura que deveriam ampliar as ações culturais na cidade de Guarulhos, criando ações de inclusão sociocultural à população de baixa renda e explorando a diversidade cultural do município com o objetivo de promover, valorizar e estimular a criatividade e o protagonismo dos atores sociais para a formação, produção e difusão cultural de Guarulhos.