Prevista para a segunda fase das obras de extensão da Linha 2-Verde do Metrô (a mesma que já teve idas e vindas de promessas para chegada até Guarulhos, com as estações Ponte Grande e Dutra), a futura estação Tiquatira começou a ter áreas destinadas às obras liberadas. O blog Metrô CPTM trouxe matéria com imagens de imóveis sendo demolidos para dar lugar ao canteiro de obras da futura estação, que terá papel importante na malha metroferroviária por permitir a interligação do ramal do Metrô com as linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM (que vai até o Aeroporto de Guarulhos), além de contar com um terminal de ônibus.
A futura estação Tiquatira virá logo depois da estação Penha da Linha 2-Verde, estação terminal da primeira fase da ampliação. Entre elas está também a estação Penha de França, localizada mais próxima ao centro do bairro e cujos terrenos já estão liberados há bastante tempo.
Segundo declaração do secretário Alexandre Baldy, dos Transportes Metropolitanos, a extensão até Guarulhos depende justamente do avanço das desapropriações para que os lotes recebam a ordem de serviço e as obras comecem.
Tiquatira faz parte do Lote 6, em conjunto com a estação Aricanduva, da primeira fase, e será construída pelo consórcio Cetenco Acciona F. Guedes. Para viabilizá-la, o governo do estado desapropriou uma área de quase 30 mil m² composta por três terrenos, um deles tão grande que fará desaparecer três ruas no local. Eles ficam localizados ao lado da faixa de domínio da CPTM por onde passam as linhas 12 e 13 (serviços Connect e Airport Express) e são necessários sobretudo para comportar o terminal de ônibus.
Segundo o projeto desenvolvido pela empresa Arcadis, o terreno principal será utilizado não apenas para os pontos de ônibus como para os acessos subterrâneos para a Linha 2-Verde e também as duas plataformas da CPTM na superfície. Projeções divulgadas pelo escritório mostram uma estação bastante ampla com três pisos subterrâneos além de uma passarela fora da área paga para facilitar o acesso dos moradores de ambos os lados da via da CPTM. Nos outros dois terrenos serão construídos dois acessos, incluindo o que ficará ao lado da favela de Tiquatira e que chegou a ser cogitada como local da estação.
Com informações: Blog Metrô CPTM