Cidades

COMÉRCIO – Vestuário, beleza e alimentação lideram ranking da Jucesp em 2012

Com faturamento máximo de R$ 60 mil por ano, microempreendedores individuais representam 60% do total de empreendimentos criados no Estado de São Paulo em 2012

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) registrou um total de 464 mil empresas constituídas em 2012. O número apresentou um crescimento de 5% em relação aos 438 mil empreendimentos criados no ano anterior. O aumento no total de constituições deve-se aos microempreendedores individuais (MEI), que responderam por 275 mil empreendimentos, cerca de 60% do montante.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, o aumento no número de adesões ao MEI é resultado das oportunidades que o programa trouxe para os trabalhadores que atuavam na informalidade. "Agora esses empreendedores passaram a ter melhores condições para desempenhar suas atividades, com direito a todos os benefícios previstos em lei", afirma.

Para o presidente da Jucesp, José Constantino de Bastos Jr., o cenário poderá sofrer variações nos próximos balanços. "Os registros de microempreendedores individuais deverão se estabilizar a longo prazo, abrindo caminho para transformações em modelos que permitam a ampliação do porte empresarial", diz.

Dentre as principais atividades que obtiveram maior procura por novos registros, destacam-se os setores ligados ao vestuário, beleza e alimentação.

Posso ajudar?