Cidades

Comissão analisa queixa de munícipe sobre atendimento em hospitais

Durante reunião na Câmara, Thiago Elias Cunha, morador do bairro Macedo, relatou situação de demora no atendimento no Hospital Geral de Guarulhos e HMU.

A Comissão de Saúde e Higiene Pública está analisando queixas sobre a demora no atendimento no Hospital Geral de Guarulhos (HGG) e o Hospital Municipal de Urgências (HMU). Durante a reunião da Comissão nesta quinta-feira (10), os vereadores Prof. Rômulo Ornelas (PT) e Toninho da Farmácia (PRP) receberam o munícipe Thiago Elias Cunha, morador do bairro Macedo, que relatou as dificuldades de superlotação nos hospitais do município.


Thiago Cunha disse que no dia 21 de setembro procurou o Hospital Geral de Guarulhos devido a uma forte gripe. Na recepção foi informado que deveria procurar outra unidade de saúde, pois havia apenas um médico para atender urgências e emergências mais graves. Dirigiu-se então ao HMU e recebeu a mesma resposta, seguindo então para o Pronto Atendimento do Jardim Paraventi, onde conseguiu atendimento três horas depois. Após uma semana, como não obteve melhora, seguiu novamente ao Hospital Geral. Dessa vez, Thiago passou pela triagem, mas após cinco horas de espera, desistiu do atendimento. "É uma situação lamentável e triste", destacou.


Depois de ouvir o relato do munícipe, os vereadores ressaltaram que a Comissão irá enviar um ofício aos hospitais solicitando esclarecimentos sobre a denúncia. O vereador Prof. Rômulo Ornelas afirmou que irá acompanhar o caso do munícipe e outras queixas dessa natureza. "Sabemos que falta estrutura do município. Se o hospital foi negligente, queremos uma explicação", destacou o vereador.
Os vereadores aconselharam o munícipe a procurar as Unidades Básicas de Saúde em situações de doenças menos complexas. Dessa forma, os hospitais atenderão somente os casos mais urgentes e evita a superlotação. Thiago afirmou que ainda falta informação para população sobre quais unidades de saúde procurar para cada caso.


Durante a reunião, a Comissão discutiu também sobre a reunião a ser marcada com a Secretaria Municipal de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) sobre dependência química. O vereador Prof. Rômulo Ornelas destacou que a reunião será para a Câmara acompanhar o que está sendo realizado no município nessa área.
O PL 5785/13, de autoria da Prefeitura, que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio moradia e auxílio alimentação/água potável aos médicos vinculados ao Programa Mais Médicos, recebeu parecer favorável.

O PL 1864/13, proposto por Dona Maria (PT), que determina a proibição de qualquer ato provocativo de aborto por parte dos funcionários públicos do serviço de saúde do município de Guarulhos, foi deliberado contrariamente.

Posso ajudar?