Cidades

Comprador do Extra, Assaí não garante continuidade de lojas, mas deve gerar mais empregos em Guarulhos

A rede Extra Hiper, que pertence ao Grupo Pão de Açúcar, foi vendida no mês de outubro e a maior parte das lojas serão transformadas em unidades do atacadista Assaí. Contudo, o comprador não divulgou o destino da marca em Guarulhos.

São quatro lojas da rede Hiper em Guarulhos, uma dentro do Internacional Shopping, uma na região do Bosque Maia, na avenida Salgado Filho, uma no Cocaia, na avenida Brigadeiro Faria Lima e, por fim, a do Centro, na avenida Antônio de Souza, que funciona 24 horas e está bem próxima de um atacadista Assaí, localizado na Anielo Pratici.

Ao GuarulhosWeb, o Assaí afirmou que “as negociações entre as empresas serão definidas até o fim de 2021 – ainda há etapas a serem concluídas, e a lista de lojas envolvidas será divulgada assim que essa informação for disponibilizada ao mercado”, diz o comunicado.

Ao todo, o Assaí vai pagar cerca de R$ 5 bilhões por 71 das 103 lojas Extra Hiper. As outras 32 unidades deverão ser convertidas em outros formatos do Grupo Pão de Açúcar, como Super Extra e o próprio Pão de Açúcar. Outras marcas, como Super e Mini Extra, que também contam com lojas em Guarulhos, não foram contempladas na negociação. “O acordo consiste na venda de 71 pontos comerciais onde hoje funcionam unidades do Extra Hiper – e não envolvem a aquisição da rede ou marca Extra”, completa o Assaí à reportagem.

Além da loja já destacada, no Centro, o Assaí também atua em Guarulhos com uma loja na rua Jamil Zarif, bem próximo à Praça Oito de Dezembro, na região do Taboão. Outro centro bem frequentado pelos guarulhenses fica na rodovia Fernão Dias, no Jaçanã, já em território da capital, porém bem próximo à divisa com o município.
Mais empregos

Apesar de não garantir a compra das lojas de Guarulhos, o Assaí deve gerar oportunidades na cidade. A rede pretende, conforme confirmado ao GuarulhosWeb, reaproveitar os colaboradores do Extra Hiper. Contudo, uma unidade Assaí gera até o dobro de empregos do que a antiga rede, em média. Portanto, o movimento de conversão gerará ainda novos postos de trabalho nas cidades contempladas. “Serão aproximadamente 20 mil novos empregos”, prevê a compradora.

Posso ajudar?