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Concessionária reafirma na Câmara de Guarulhos que não há cobrança de pedágio nas pistas locais da Dutra

O principal esclarecimento não se trata de uma novidade, mas a reafirmação de uma informação que consta do contrato de concessão, fechado em 2021: os motoristas de Guarulhos não pagarão pedágio para utilizar as pistas locais da Dutra.

Representantes da Rio SP, concessionária responsável pela rodovia Presidente Dutra, empresa do Grupo Motiva, estiveram na Câmara Municipal de Guarulhos nesta quarta-feira para esclarecer questões sobre o sistema Free Flow, o pedágio eletrônico nas pistas expressas que deve entrar em vigor nos próximos dias. Os valores das tarifas, que vão considerar apenas os trechos utilizados, ainda não foram divulgados. Mas o máximo a ser cobrado para quem utilizar desde São Paulo até o pedágio de Arujá, não irá superar R$ 4,50.

Segundo o representante de Relações Institucionais da Motiva, Otávio Melo, as rodovias estão recebendo investimento de R$ 25,8 bilhões em obras de modernização. “Os investimentos permitirão que as rodovias tenham maior fluidez; além disso, elas ganharam 230 câmeras inteligentes e foram 100% iluminadas”. E para quem ainda não entendeu, Melo repetiu que as pistas locais não serão tarifadas. “O motorista será tarifado apenas se escolher a pista expressa”, afirmou.

Durante a reunião, vereadores que insistem em ignorar o contrato de concessão, quando houve ampla discussão e ficou decidido que não haveria cobrança nas pistas locais, liberando os guarulhenses do pagamento, ainda insistiram numa questão que não depende da concessionária e está sacramentada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). “Essa cobrança, na nossa opinião, é indevida, porque não traz nada de bom para a população de Guarulhos; vamos seguir lutando pela isenção”, declarou Guto Tavares (PDT), que coordenou o trabalhos.

Os vereadores solicitaram também abertura de acesso à pista expressa no Jardim Álamo, onde há um polo industrial que será prejudicado, caso tenha que aumentar ainda mais o fluxo de caminhões no trevo de Bonsucesso, área com grande histórico de congestionamento.  No entanto, os parlamentares ignoram que antes das obras não havia a pista lateral. Todos veículos saíam do bairro diretamente para a única pista antes disponível, que era a expressa. Hoje, existe uma nova, a local, onde não incidirá a cobrança do pedágio.

Participaram da reunião os vereadores Alemão do Transporte, Guto Tavares, Rafael Acosta, Carlinda Tinôco, Janete Rocha Pietá e Maurício Guti.