Cidades

Condephaat aprova projeto da linha do Metrô que vai ligar a Capital ao Bosque Maia

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e e Turístico do Estado (Condephaat) aprovou o projeto da Linha 19-Celeste do Metrô, que deve ligar o Anhangabaú, no centro da capital, até o Bosque do Maia, em Guarulhos.

A aprovação aconteceu em fevereiro, porém, só foi divulgado no Diário Oficial deste sábado, 8 de maio.

Algumas ressalvas foram descritas na publicação. O Metrô deve apresentar o detalhamento arquitetônico das estações Pari, São Bento e Anhangabaú. Esse trecho é na região central, o mais sensível às intervenções da obra subterrânea.

Confira trecho da aprovação do órgão estadual:

“Interessado: Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô Deliberação: O Colegiado deliberou aprovar, por unanimidade, o parecer do Conselheiro Relator, favorável ao pedido de anuência para ampliação da rede de metrô de São Paulo, interligando os municípios de São Paulo e Guarulhos. Linha 19 – Celeste – Trecho Bosque Maia/Anhangabaú, com a ressalva de apresentação do detalhamento arquitetônico das estações Pari, São Bento e Anhangabaú e respectivas saídas VSEs, além da VSE 18 que atenderá o Estacionamento Bixiga. Alertamos Vossa Senhoria, que não constam nos autos vias adicionais do projeto, portanto, solicitamos o envio de novas plantas assinadas pelo responsável técnico e proprietário para aposição de carimbo, se necessário. Esta autorização não isenta o interessado de obter aprovação de seu projeto nos demais órgãos competentes”. 

A Linha 19-Celeste terá 15,8 km de extensão operacional, 15 estações, 1 pátio, 31 trens com intervalo de 105 segundos. A expectativa é que transporte 580.470 passageiros por dia útil.

5 Comentários

Clique aqui para comentar

  • E a estencao da estacao tucuruvi ate guarulhos? Nao e isto que estava planejado.
    Quem inventou este do bosque maia ate anhangabau?
    O planejado e a estacao jacana, vila galvao ate guarulhos.
    Alguem pode me explicar se ainda vao construir a estencao da estacao tucuruvi ate guarulhos?

  • MORADORES DE GUARULHOS COBREM DOS POLITICOS , O AEROPORTO DE GUARULHOS SENÃO UM MAIS IMPORTANTES DA AMERICA LATINA, OBRAS URGENTES DO TREM MOVEL ENTRE OS TERMINAIS ,MAIS ATENÇÃO NOS SEUS ACESSOS E UMA TERCEIRA PISTA (ESTE SIM SE TORNOU IMPOSSIVEL), QUANTO A LINHA MAIS UMA PROMESSA