Política

Confira como vereadores votaram na aprovação de PL que passará taxa do lixo para aéreas em 2023

A Taxa de Preservação Ambiental (TPA) acaba de ser aprovada pela Câmara Municipal de Guarulhos. Dos 34 vereadores, 31 estavam presentes em plenário. Apenas 7 votaram contrariamente ao projeto do prefeito Guti (PSD), que permitirá à Prefeitura deixar de cobrar a taxa do lixo da população a partir de 2023.

Votaram contrariamente ao PL, ou seja, colocaram-se contra a transferência da cobrança da taxa do lixo para as empresas aéreas a partir de 2023, Laércio Sandes (UBR), Edmilson Souza (PSOL), Janete Pietá (PT), Lucas Sanches (PP), Marcelo Seminaldo (PT), Márcia Taschetti (PP) e Mauricio Brinquinho (PT). Leandro Dourado (PDT) que se posiciou contrariamente à aprovação deixou de votar, assim como Rômulo Ornellas (PT). Já Thiago Surista (PSD), da base do governo, favorável à instituição da taxa para o Aeroporto, justificou sua ausência devido a compromissos políticos em Brasília.

Como se trata de uma matéria tributária, a cobrança da taxa das empresas aéreas só poderá ser efetivada no próximo exercício, ou seja, em 2023. Neste ano, a taxa ambiental ou taxa do lixo, cujos vencimentos começam nestes sábado e domingo, por imposição de lei federal, será mantida neste ano, até dezembro.

Posso ajudar?