O vice-prefeito e secretário da Saúde, Carlão Derman (PT), reuniu muita gente importante na sede regional da Associação Paulista de Medicina (APM), no Centro, na noite de segunda-feira, a fim de dar publicidade ao seu plano de ação na importante Pasta.
No ano passado, após passar todos os oito anos do mandato Elói Pietá dentro da administração – foi presidente da Proguaru -, Derman compôs a chapa petista à sucessão municipal pregando a continuidade.
No entanto, a julgar pelas críticas ao estado da saúde pública na cidade, feitas durante a reunião na APM, a impressão é de que o governo anterior era de oposição.
Segundo Derman, das 44 Unidades Básicas de Saúde criadas desde 2001, 34 estão em imóveis alugados, muitos em lugares inapropriados para a atividade.
HMU
O secretário da Saúde falou, ainda, sobre a necessidade da ampliação do HMU. Derman quer aumentar para 100 os atuais leitos. Muitos destes obrigam pacientes a ficarem em corredores do hospital. Faltou investimento na gestão anterior, Derman?
De olho
Enquanto Carlão Derman anunciava seu plano de ação e tecia críticas ao estado da saúde pública encontrada por ele, a deputada federal Janete Pietá (PT), ex-primeira dama, anotava tudo em um caderninho.
Amigo do Zé
O munícipe que chamou de safado o vereador Wagner Freitas (PR) não é funcionário público da Prefeitura, como chegou a se cogitar. Ele é sim servidor, mas da rede estadual de ensino. Mas é filiado ao PT municipal e muito amigo do líder de governo na Câmara José Luiz (PT).
Na tribuna
Ele diz estar preparando um discurso para usar na Tribuna Livre em breve. Deve vir chumbo grosso contra Freitas por aí…
Alvo preferido
Aliás, ontem, mesmo com a ausência de Eneide Lima (PT) – que tem buscado conciliar o horário dos estudos de especialização com as sessões da Câmara – o caubói não perdoou e seguiu seu roteiro: atacar a colega, que já virou seu alvo preferido.
Quem viu, quem vê
Ontem, quem foi à tribuna defender Eneide foi o líder do PT na Casa, Auriel Brito. Quem se lembra dos enfrentamentos que Brito já teve com Eneide e das piadinhas sobre os resultados negativos da companheira nas urnas se espantou com tamanha empolgação na defesa.
Registro
Auriel e Marisa de Sá desmentiram que estivessem nos eventos de entrega de kits escolares no Pimentas, em horário coincidente com os da sessão da última quinta-feira.
Bem lembrado
Durante a “briga” entre Wagner Freitas e Auriel sobre a colega Eneide, a vereadora Silvana Mesquita (PV) chamou a atenção para o uso indevido da palavra para discutir algo que não estava em pauta. “Temos que nos comportar para deixar de ser motivo de chacota na imprensa. Roupa suja se lava em casa”, disse.
Aspone
O ex-vereador Armando Matos (PSL) foi exonerado do cargo que ganhou do PT na Secretaria de Obras. Disse que tem outras propostas profissionais mais vantajosas, eu que gostaria de ser mais útil. Na verdade, esse é mais um caso de cargo cedido com a porteira fechada, apenas para pagamento de acordo político. Mas há quem garanta que houve, neste caso, falta de prestígio do próprio PSL para com Matos.
Dúvida cruel
Outra que terá que escolher entre o cargo comissionado e a inclinação profissional é Rosa Mendroni (PC do B). Ela foi nomeada recentemente na Secretaria de Governo, mas foi convocada ontem para cargo de diretora de escola, por conta de aprovação em concurso público.
“Minha praia é a Educação. Vou definir sobre o cargo com o partido”
Rosa Mendroni (PC do B), que foi convocada para assumir a direção de uma escola após aprovação em concurso. Ela está na Secretaria de Governo, sob indicação política.
“O que esse lixo tem a ver com a vereadora Eneide ou o comportamento desse ou daquele vereador?”
Silvana Mesquita (PV), vereadora, ao criticar postura de colegas que usam a palavra em momentos impróprios para discutir assuntos que não estão em pauta.
Paulo Manso é editor do Guarulhos Hoje