A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) começou a divulgar neste fim de semana, em seu site, os níveis dos mananciais que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a última atualização, divulgada nesta segunda-feira, 26, o volume total do Sistema Paraopeba está em 30,03%, ante 30,26% no domingo. As represas Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul, que formam o complexo, se encontram, respectivamente, com volumes de 44,78%, 27,72% e 5,80%. Todas sofreram queda de menos de um ponto porcentual de ontem para hoje.
No site é possível verificar também a medição dos volumes de água por reservatório entre os anos 2013 e 2014.
Na noite de sexta-feira, a companhia afirmou que o rodízio de água só será implementado caso não haja a redução desejada de 30% no consumo e se a escassez de chuva continuar “nos próximos meses”. Procurada pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, para fornecer um detalhamento maior das medidas anunciadas na semana passada, a companhia não entrou em maiores detalhes, a não ser para garantir que o rodízio não é uma medida imediata.
A ação da Copasa é destaque de baixa do Ibovespa hoje e apresentava queda de 12,93% há pouco, a R$ 16,64, enquanto o Ibovespa perdia 1,10%, aos 48.237 pontos.