Cidades

CPA/M7 de Guarulhos ganha Prêmio Polícia Cidadã

Uma iniciativa do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 7 (CPA/M7), localizado em Guarulhos, está entre as três melhores ações de combate a roubos das polícias de São Paulo, que  foram premiadas na noite desta quarta-feira (10), na 6ª edição do Prêmio Polícia Cidadã, no Theatro Municipal, região central da Capital. 
 
O Instituto Sou da Paz realizou o evento com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a iniciativas das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, que alcançam bons resultados.
 
Dos 16 projetos selecionados, três foram escolhidos como vencedores, dois receberão menção honrosa e um ganhará o prêmio do voto popular.
 
Entre os vencedores está o “Sistema de alerta de veículos com restrições criminais”, da Diretoria de Pessoal, Centro de Processamento de Dados da PM e Comando de Policiamento de Área Metropolitano 7 (CPA/M7).
 
Por meio do sistema, que usa as câmeras do município de Guarulhos, são pesquisadas as placas dos veículos que passam pelas vias monitoradas. Quando é identificada alguma restrição criminal, uma mensagem é enviada às viaturas da região.
 
Outra ação vencedora é “Modernização da investigação e a efetiva redução de roubos através do ambiente virtual”, que também ganhou o voto popular. O projeto integra as polícias Civil e Militar e é realizado por policiais do 96º Distrito Policial (Brooklin) e da 3ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (12º BPM/M).
 
A ação utiliza de forma criativa tecnologias acessíveis para esclarecer crimes de sequestro-relâmpago e de roubo e para conseguir coletar mais provas.
 
Por fim, é um dos vencedores da 6ª edição o “Planejamento operacional e ações preventivas voltadas à redução dos roubos da zona rural”, da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), localizada na zona rural de Bauru, interior de São Paulo.
A ação levou à reestruturação do trabalho desenvolvido pela equipe ao fazer diagnósticos, analisar dados, treinar e dividir policiais por região, com o objetivo de combinar as atividades do policiamento ambiental com a prevenção e repressão de crimes.
 
O projeto utilizou informações da Polícia Civil, da sociedade e de batalhões vizinhos, que também passaram a atuar em operações conjuntas. As ações que receberão a menção honrosa são “Você e a Polícia” e “Operação Sedex”.
 
O prêmio
O Prêmio Polícia Cidadã foi criado em 2003. Desde então, 690 ações – que envolveram 2.500 policiais – foram inscritas no concurso. Desde o ano passado, projetos de todo o Estado de São Paulo podem participar do prêmio. Até 2012, eram recebidas apenas ações da Capital.
 
Em 2014, o tema escolhido pelo instituto foi “redução de roubos”. “Com esse prêmio, o (Instituto) Sou da Paz tem incentivado ano a ano os trabalhos inovadores da Secretaria de Segurança Pública. No caso específico deste ano, quando São Paulo e Brasil enfrentam um aumento do número de roubos, a escolha em premiar as práticas que contribuem para combater esse problema foi extremamente acertada”, ressaltou Grella.
 
Segundo o Instituto Sou da Paz, o prêmio reconhece trabalhos feitos próximos à comunidade, com criatividade, inteligência e respeito aos cidadãos e às leis. Para o instituto, as ações vencedoras são exemplos de iniciativas policiais eficazes na redução de crimes e construção de uma sociedade mais segura.
 

Posso ajudar?