Cidades

CPTM aumenta número de viagens da linha que atende o aeroporto

A partir da próxima segunda-feira, 4 de abril, os trens da Linha 13-Jade da CPTM passarão a circular com um intervalo médio de 15 minutos, de segunda à sexta-feira até meia noite e aos sábados até 21h.

Isso significa que com a redução pela metade no intervalo médio, haverá um acréscimo de 40 viagens por dia entre as Estações Eng. Goulart e Aeroporto-Guarulhos, beneficiando mais de 10 mil passageiros todos os dias, em cada sentido.

“Essa medida tem como principal objetivo melhorar as condições dessa importante linha para beneficiar os passageiros que vivem e trabalham em Guarulhos”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

O Expresso Aeroporto, que liga a Estação da Luz à Estação Aeroporto-Guarulhos em cerca de 30 minutos, permanece inalterado, com viagens de hora em hora a partir das 5h.

Operação Automática de Trens

A Linha 13-Jade implantou, em novembro de 2021, um novo sistema de Operação Automática dos Trens (ATO).

Com a implantação, os trens passam a receber comandos do Centro de Controle Operacional (CCO), como controle de velocidade, de parada programada nas plataformas, de abertura e fechamento de portas e o tempo de abertura das portas nas plataformas. Para isso, existe o controle automático do sistema, com a comunicação da via com o trem para o correto posicionamento das composições ao longo da via.

“Esses comandos melhoram a performance do trem e contribuem no controle da viagem programada. Em qualquer intercorrência, tanto o CCO quanto o maquinista podem atuar na devida correção”, afirma Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM.