Saúde

Cuidados para evitar a propagação da gripe

A aproximação do outono e do inverno traz consigo uma preocupação adicional para a Secretaria Municipal de Saúde: o aumento do número de casos de influenza e suas complicações.

Por conta disso, especialistas da área alertam sobre os cuidados que devem ser observados para evitar a propagação da doença e, principalmente, convocam a população contemplada pela Campanha de Vacinação para comparecer a uma unidade de Saúde e tomar a dose contra a gripe.

 

Dados da última prévia divulgados na última quinta-feira (2) apontam que 123.277 pessoas já tomaram a dose contra a gripe no município, o que corresponde a uma cobertura vacinal de 63,46%. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar pelo menos 80% da população que integra os grupos contemplados pela Campanha, ou seja, aqueles que são mais suscetíveis ao desenvolvimento de complicações e óbitos relacionados à influenza.

São eles, as pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de dois anos de idade; grávidas em qualquer período da gestação; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto, mediante a apresentação de qualquer documento como cartão da gestante, documento do hospital ou certidão de nascimento); povos indígenas; portadores de doenças crônicas com prescrição ou receita médica; população privada de liberdade e profissionais de saúde.

Para as demais pessoas de forma geral, mesmo as que não estão doentes e as que não integram esses grupos de risco, as recomendações são de alerta para os sinais da gripe, tais comofebre, tosse ou dor de garganta, além de pelo menos mais um dos seguintes sintomas: mal estar, dor de cabeça, dor no corpo e dificuldade para respirar.

Nesses casos, a pessoa nunca deve se automedicar. Pelo contrário, deve procurar um serviço de saúde para atendimento médico, evitando ir à escola ou ao trabalho, bem como sair de casa até 24 horas após o desaparecimento dos sintomas da doença. Deve também evitar aglomerações e ambientes fechados; compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; e contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

Além disso, os médicos recomendam cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; utilizar lenços descartáveis para higiene nasal e colocá-lo no lixo após o uso; lavar as mãos com freqüência com água e sabão, principalmente antes de consumir alimentos; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos; e manter os ambientes bem ventilados.

Posso ajudar?