Política

Decisão de Lula para restringir voos para Rio de Janeiro deve prejudicar Guarulhos

Uma decisão do presidente Lula, que deve ser anunciada nesta quinta-feira, irá prejudicar diretamente Guarulhos. O governo federal costurou um acordo com o Estado e a prefeitura do Rio para limitar os voos no Aeroporto Santos Dumont. As viagens entre Rio de Janeiro e São Paulo só poderão ser feitas para Congonhas.

“Desta forma, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, irá perder de 3 a 5 milhões de passageiros por ano, o que significar entre R$ 300 e 500 milhões de receita a menos por ano. O município deixa de arrecadar em torno de R$ 10 milhões em tributos por ano”, explica o prefeito de Guarulhos, Guti. Atualmente, são até 16 voos por dia entre Santos Dumont e Guarulhos, o que totaliza cerca de um milhão de passageiros por ano.

Uma portaria assinada por Lula irá restringir as rotas a partir do aeroporto central do Rio a um raio de até 400 quilômetros. Dessa forma, as operações no Santos Dumont ficarão restritas a Belo Horizonte, São Paulo (Congonhas) e, provavelmente, Vitória. Os aeroportos internacionais que estão a essa distância, como Confins e Guarulhos, ficarão de fora, pois uma das preocupações das autoridades do Rio é fazer com que o Galeão volte a ser porta de entrada no país, atraindo voos internacionais à medida que aumente a capacidade de o terminal conectar passageiros a destinos de todo o país.

Com a medida, o Aeroporto de Guarulhos deve se tornar menos atrativo com a perda de passageiros domésticos e internacionais, além de carga aérea. Isso é ainda mais grave para as empresas domésticas que ficam menos atrativas.

Além disso, o governo vai prometer enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei com pedido de urgência na tramitação para permitir que Brasília também possa receber voos do Santos Dumont, sob alegação de que se trata do Distrito Federal. A expectativa é que a proposta seja aprovada ainda este ano para entrar em vigor em janeiro de 2024.

Posso ajudar?