Saúde

Dentista do Bem pretende aumentar número de jovens atendidos

Iniciativa é voltada para crianças e adolescentes de baixa renda em Guarulhos

O trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas, conhecido como Dentista do Bem, atende apenas 171 crianças e adolescentes de baixa renda de Guarulhos, proporcionando tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. No município existem 101 profissionais cadastrados no programa, que pretendem aumentar o índice de atendimento para os jovens da cidade.

Segundo a coordenadora do projeto Dentista do Bem de Guarulhos, Marília Vieira Martins, os pacientes são selecionados por grau de necessidade, através de uma triagem feita em escolas da rede pública ou em organizações sociais. "A seleção é feita através da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia os jovens com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximos do primeiro emprego".

Marília afirma que é difícil fechar parceria com as escolas de Guarulhos. "Infelizmente, percebo que muitos diretores têm má vontade para nos atender. Poderíamos atingir um número muito maior de jovens se tivéssemos a boa vontade de instituições que atendem o perfil dos jovens que procuramos".

As triagens são realizadas nas seguintes escolas que fecharam parceria com o projeto Dentista do Bem: EE José Scamarelli, EE Professora Maria Helena Barbosa Martins, EE Rotary, EE Prefeito Rinaldo Poli, EE Professor Roberto Fubolin, EE Professor Mario Tanaka e Natasha Franco Vieira. Instituições parceiras também realizam triagens, como ACM Uirapuru, Laboratório Aché, Associação SOS Família São Geraldo, DIET Bate Bola, Unifig e Vital Suds.

As pessoas que dependem de tratamento odontológico e não estão inseridas no programa Dentista do Bem podem recorrer à assistência gratuita da rede pública. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) – com exceção de duas, UBS Água Azul e UBS Marcos Freire – são dotadas de consultórios odontológicos.

Além disso, a cidade conta com quatro Centros de Especialidades Odontológicas e com atendimento emergencial no Hospital Municipal de Urgências (HMU). Os consultórios são providos de equipamentos de ponta, uma vez que a pasta realizou a troca de todos os aparelhos obsoletos no início deste ano. Em média são realizados 36 mil atendimentos odontológicos por mês em toda a rede.

Posso ajudar?