A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta terça-feira (14), às 16 horas, sobre o caso do cachorro Joca, morto durante transporte aéreo num avião da Gol no dia 22 de abril.
O pet deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos para Sinop (MT), mas foi colocado num avião que embarcou para Fortaleza (CE). O animal acabou sendo mandado de volta para Guarulhos e, quando o tutor chegou para encontrá-lo, o cão estava morto. Segundo o tutor do golden retriever, o veterinário tinha dado um atestado indicando que o animal suportaria uma viagem de duas horas e meia, mas, com o erro, Joca ficou quase 8 horas no avião.
O debate foi solicitado pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP); o pedido foi assinado também pelos deputados Marco Brasil (PP-PR) e Bruno Ganem (PODE-SP). “A morte de animal em tais circunstâncias não apenas resulta em perda emocional significativa para o tutor, mas também levanta questões sérias sobre as práticas adotadas pelas companhias aéreas no transporte de animais vivos”, diz o deputado Bruno Ganem. “Incidentes como este destacam à necessidade urgente de estabelecer regulamentações mais rigorosas e específicas para o transporte de animais por empresas aéreas”, afirmou.