Cidades

Detran.SP anuncia investimento de R$ 11 milhões na fiscalização da Lei Seca no Carnaval

Programa Direção Segura terá equipes permanentes em 7 regiões do Estado; intensificação começa com blitze e campanha educativa na Capital, Litoral e Campinas
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) irá investir cerca de R$ 11 milhões na expansão do Programa Direção Segura, ação integrada com as Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica na fiscalização da Lei Seca em todo o Estado. O valor contempla a aquisição de 28 veículos e 550 novos itens necessários à fiscalização, como impressoras, computadores, geradores de energia, sinalização e etilômetros (popularmente conhecidos por bafômetros).
 
A operação passará a acontecer de forma simultânea e permanente em 7 regiões do Estado, definidas de acordo com os índices de acidentes no trânsito.
No dia 28 de fevereiro, próxima sexta-feira, será implantada a primeira fase da expansão do Programa Direção Segura em 4 regiões: Capital, Grande São Paulo, Campinas e Baixada Santista. No mês de junho, a segunda fase da operação contemplará São José do Rio Preto, São José dos Campos e Ribeirão Preto. 
 
“Estamos empenhados em conscientizar a população sobre os riscos da combinação álcool e direção. Com equipes descentralizadas e a criação de bases regionais, poderemos intensificar ainda mais a operação em todo o Estado”, explica Daniel Annenberg, diretor-presidente do Detran.SP.
 
Inovação – Com o tema “Seu carro vai rápido, sua vida também”, o Detran.SP inova na campanha preventiva que chamará a atenção dos motoristas sobre os perigos da combinação álcool e direção durante o Carnaval.
 
Além dos canais tradicionais (rádio, internet e outdoor), mídias alternativas como abrigos de ônibus, carrinhos de supermercado, painéis e relógios das orlas vão dar destaque aos conceitos da segurança no trânsito.
 
Ações educativas serão feitas no Sambódromo, nos bares da Capital e em blocos de rua nas cidades de São Paulo, Santos, Guarujá, Caraguatatuba e Campinas. Cerca de 200 mil foliões devem ser diretamente atingidos.
 
Balanço do Programa Direção Segura – Desde seu lançamento, em fevereiro de 2013, o Programa Direção Segura percorreu 30 cidades e quase 15 mil quilômetros, com a aplicação de 14.727 testes do etilômetro. Todas as regiões administrativas do Estado foram impactadas pelo trabalho de fiscalização. Até agora, o trabalho integrado resultou em 1.458 autuações por embriaguez ao volante. Quase 20% dos motoristas autuados podem pegar de seis meses a três anos de prisão, já que apresentaram índices de álcool que, quando aliados à direção, são considerados crimes de trânsito pela nova Lei Seca.

Posso ajudar?