Economia

Deutsche Bank vai cooperar com investigações sobre evasão fiscal

O Deutsche Bank disse neste sábado que está “cooperando com autoridades” em uma investigação judicial na Alemanha sobre um esquema de evasão fiscal que envolveria parte do staff do banco.

A posição do banco foi dada após uma reportagem da revista Der Spiegel revelar que procuradores do estado alemão de Hesse estão investigando ao menos oito altos funcionários do Deutsche Bank pela participação em um esquema de evasão fiscal internacional de contratos com certificados de emissão de dióxido de carbono.

Um porta-voz do escritório da procuradoria em Frankfurt disse que não iria comentar a reportagem porque a investigação está em curso.

De acordo com a Der Spiegel, procuradores de Frankfurt irão alegar que empregados do banco ajudaram correntistas a evadir 136 milhões de euros (US$ 149,3 milhões) em impostos sobre negociações fora da Alemanha com certificados de emissões de dióxido de carbono.

De acordo com estimativas da revista, as autoridades alemãs investigam 160 indivíduos e 150 empresas em toda a Europa, fazendo desta uma dos maiores investigações de evasão fiscal da história alemã. Os promotores também vasculham inúmeros escritórios na Alemanha e no exterior como parte da investigação. Fonte: Dow Jones Newswires.

Posso ajudar?