Seis vereadores votaram contrariamente tornar lei o projeto encaminhado pelo prefeito Guti (PSD) à Câmara Municipal que torna programa de governo a distribuição de ovos de chocolate e brinquedos pedagógicos aos alunos da rede municipal de ensino, por meio de licitação pública, com o objetivo de acolher e integrar os estudantes de modo que eles tenham as mesmas oportunidades que as outras crianças da cidade. Mesmo contra a vontade deles, outros 23 parlamentares votaram favoravelmente e aprovaram o PL nesta terça-feira.
Laércio Sandes (União), Edmilson Souza (PSOL), Janete Pietá (PT), Lucas Sanches (PP), Márcia Taschetti (PP) e Romulo Ornellas (PT) foram os parlamentares que não querem que os alunos da rede municipal de Guarulhos recebam gratuitamente ovos de chocolate, assim como ocorreu neste ano de 2022, quando a Prefeitura fez a distribuição de 119 mil ovos de chocolate de 180 gramas com valores em média 50% menores do que aqueles praticados no mercado, respeitando a economicidade, princípio expresso na Constituição Federal.
A equipe técnica responsável pela alimentação escolar incluiu no projeto, assim como havia ocorrido na distribuição na Páscoa deste ano, o atendimento aos alunos com restrições alimentares, alergias, diabetes e outros diagnósticos, que receberão ovos especiais, de acordo com termo de referência que garante as especificações nutricionais para que seja padronizada a distribuição para todas as crianças.
Mas nem isso sensibilizou os vereadores, que disseram não ao direito das crianças. O mesmo PL também definiu a distribuição de brinquedos pedagógicos aos alunos da rede municipal, o que também foi negado por esse grupo de parlamentares dos partidos que se opõem à administração municipal.