Saúde

Dobra o número de casos de varíola dos macacos em Guarulhos em 10 dias

O número de casos da Monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, cresceu 112% em apenas 10 dias, segundo dados enviados pela Secretaria municipal de Saúde ao GuarulhosWeb.

Em 26 de julho, ao todo, o município registrava oito ocorrências. De acordo com a Pasta, o número atual é de 17 casos, mais do que o dobro da atualização anterior. A média de idade dos pacientes é de 35 anos. Todos estão em bom estado de saúde, em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Vigilância Regional e unidades de saúde de referência

“A pessoa que tenha qualquer suspeita de estar infectada deve procurar, imediatamente, uma Unidade Básica de Saúde para que sejam adotadas as primeiras providências para confirmação do diagnóstico, com isolamento domiciliar, ou encaminhamento hospitalar”, orienta a Prefeitura em casos de suspeita.

Sobre a varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode ser por abraço, beijo, massagens ou relações sexuais. A doença também é transmitida por secreções respiratórias e pelo contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico, mas os quadros clínicos costumam ser leves, sendo necessários o cuidado e a observação das lesões. Para a prevenção, deve-se evitar o contato próximo com a pessoa doente até que todas as feridas tenham cicatrizado, assim como com qualquer material que tenha sido usado pelo infectado. Também é importante a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão ou utilizando álcool gel.

Posso ajudar?