Economia

Dólar enfrenta volatilidade e fecha em baixa de 0,14%, cotado a R$ 3,8783

O dólar alternou sinais algumas vezes e fechou em baixa de 0,14%, nesta terça-feira, 15, cotado a R$ 3,8783 no mercado à vista. A moeda americana foi bastante influenciada pelo cenário internacional, onde o dólar operou predominantemente em alta, mas com alguma volatilidade.

A alta do petróleo foi um dos destaques do dia, que impulsionou as bolsas europeias e americanas um dia antes da decisão do Federal Reserve sobre a política monetária dos Estados Unidos. Dois indicadores econômicos reforçaram a tese de que o país já chegou ao ponto certo para a elevação dos juros. O índice de preços ao consumidor (CPI) ficou estável em novembro ante outubro, como esperado. Além disso, o índice Empire State de atividade industrial em Nova York subiu de -10,74 em novembro para -4,59 em dezembro, acima da previsão, de -6,9.

Os dados acabaram por fortalecer o dólar frente a diversas moedas, o que influenciou o câmbio também por aqui. O cenário político também teve seus momentos de influência. Segundo alguns profissionais do mercado de câmbio, a nova etapa da Lava Jato, que atingiu o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ajudou a turvar ainda mais o ambiente, o que contribuiu em alguns momentos para o dólar ganhar força. Para outros, foi apenas mais um conjunto de notícias que, num cenário tão adverso, não chegou a fazer preço.

Posso ajudar?