Durante o anúncio de início das obras do People Mover – monotrilho – que ligará a Estação Aeroporto da CPTM aos terminais de embarque, o governador João Doria garantiu que o equipamento será entregue à população no 1º semestre de 2024.
Com investimento privado estimado de R$272 milhões, custeado com recursos da outorga da concessionária GRU Airport, o projeto já teve previsões fracassadas anteriormente. Serão 2,6 km de vias elevadas, com quatro estações que podem ser percorridas em apenas seis minutos.
Os trens são automáticos e sustentáveis, movidos a ar, com capacidade de transportar até quatro mil pessoas por hora. Para o conforto dos passageiros, os veículos são acessíveis e equipados com ar condicionado, WiFi, espaço para bagagens e painéis de informações conectados ao aeroporto.
O monotrilho atenderá, principalmente, passageiros e funcionários do aeroporto. A expectativa é que, após seis meses da inauguração, mais de 50 mil passageiros sejam transportados por dia. O trecho entre a Linha 13-Jade da CPTM e os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto será gratuito.