As bolsas em Nova York fecharam majoritariamente em alta nesta quarta-feira, 5, com o índice Dow Jones e o S&P 500 em novo recorde no ano, após o resultado das eleições parlamentares nos EUA e dados fortes sobre o mercado de trabalho. A recuperação do petróleo também contribuiu para os ganhos, já que deu força a ações de empresas do setor de energia.
O índice Dow Jones subiu 100,69 pontos (0,58%), para 17.484,53 pontos, no 20º fechamento recorde este ano, enquanto o S&P 500 avançou 11,47 pontos (0,57%), para 2.023,57 pontos, seu 36º recorde. O Nasdaq contrariou a tendência e registrou leve queda de 2,92 pontos (0,06%), para 4.620,72 pontos.
Os investidores compraram ações de empresas que apresentaram balanços trimestrais fortes e de setores que podem se beneficiar da vitória dos republicanos nas eleições para o Congresso norte-americano, como as de tecnologia médica, de acordo com Doug Crofton, diretor de operação com ações nos EUA do Bank of America Merrill Lynch.
O Partido Republicano tomou o controle do Congresso após as eleições, depois de obter a maioria dos assentos no Senado – eles já dominavam a Câmara. Os republicanos são considerados mais favoráveis às empresas, segundo Karyn Cavanaugh, estrategista da Voya Investment Management. No entanto, ela alertou que o impulso disso para as bolsas deve ser temporário. “O cenário econômico e os balanços corporativos são o que realmente está guiando o mercado.”
No noticiário macroeconômico, o setor privado do país criou 230 mil novos postos de trabalho em outubro, segundo dados da Automatic Data Processing (ADP). O resultado veio acima da previsão de analistas ouvidos pelo Wall Street Journal e é um sinal positivo sobre o relatório mensal de emprego do governo dos EUA, que será publicado na sexta-feira.
O Instituto para Gestão de Oferta (ISM) informou que o índice dos gerentes de compras (PMI) do setor de serviços norte-americano caiu para 57,1 em outubro, de 58,6 em setembro, abaixo da estimativa de 58,0. O subíndice de empregos, porém, subiu. O PMI de serviços medido pela Markit também caiu para 57,1 em outubro, de 58,9 em setembro.
Entre os destaques individuais, a Time Warner elevou suas projeções depois de anunciar um aumento maior que o esperado da receita no terceiro trimestre deste ano. As ações da empresa fecharam em alta de 4,03%. Por outro lado, TripAdvisor cedeu 14,13%, após informar que seu lucro caiu no terceiro trimestre diante de um aumento de 58% nos custos e nas despesas. Fonte: Dow Jones Newswires.