Educação

Duas escolas estaduais de Guarulhos passam a oferecer ensino de música na grade curricular

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a implementação do Programa Guri nas Escolas em 31 unidades de ensino da capital e da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), incluindo a E.E. Padre Bruno Ricco, no Jardim Presidente Dutra, e a E.E. PEI Professora Hilda Prates Gallo, no Jardim Cocaia, em Guarulhos. A iniciativa beneficiará mais de 6.000 alunos apenas nessa fase inicial.

O programa foi lançado oficialmente na sexta-feira (21), em Campinas, pelo governador Tarcísio de Freitas, ao lado do secretário da Educação, Renato Feder, e da secretária da Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Marília Marton.

“A educação musical é algo maravilhoso e transformador. Você desenvolve não só o atributo musical em si, mas uma série de outros atributos que serão importantes na trajetória desses jovens. […] A gente desperta vocações, consegue incluir mais alunos, identificar e desenvolver talentos, e no final das contas, fomentar outras habilidades e a capacidade de relação interpessoal que é tão importante”, afirmou Tarcísio de Freitas.

A iniciativa investe mais de R$ 9 milhões para integrar aulas de música ao currículo escolar, beneficiando 97 escolas estaduais do Programa Ensino Integral (PEI) e cerca de 20.370 alunos do Ensino Fundamental e Médio. A meta é expandir o programa para 200 escolas ainda este ano, atendendo mais de 42 mil estudantes.

“A implantação do Guri nas Escolas tem como foco a valorização dos nossos estudantes e a disponibilização de ferramentas que são importantes para o desenvolvimento e descobertas de paixões para a vida escolar, mas também para a vida adulta”, destacou Renato Feder.

As aulas incluem apreciação musical, composição e improvisação, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de desenvolver habilidades como memória auditiva, coordenação motora e raciocínio lógico, impactando diretamente no desempenho acadêmico em outras disciplinas.

“Essa integração garante que a música se torne um componente essencial na formação dos alunos, potencializando o aprendizado acadêmico e o desenvolvimento social e emocional, preparando-os para os desafios do futuro”, afirmou Marília Marton.

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