A edição 2013 tem como foco principal a atividade "Acolha uma Escola", que consiste em realizar uma ação de responsabilidade social nas instituições de ensino escolhidas pelos alunos.
A ação, que acontece em todas as unidades da Anhanguera, tem o propósito de evitar práticas violentas e incentivar a integração dos novos alunos à vida acadêmica e a comunidade. "O trote solidário contribui para a formação de cidadãos mais conscientes de seu papel social", afirma Patrícia Abreu, diretora de Marketing da Anhanguera Educacional.
As ações acontecem desde 18 de fevereiro, início das aulas, até 18 de março. Os alunos, que serão separados por equipes, devem planejar e organizar uma ação de responsabilidade social na escola escolhida e registrá-la em um vídeo de até três minutos para ser publicado no Youtube.
Os alunos que aderirem ao trote solidário concorrem a tablets e smart phones. E as escolas com projetos vencedores ganham um kit multimídia composto por um notebook, projetor e tela. O regulamento está disponível no hotsite da ação www.anhanguera.com/trote-solidario e o resultado será divulgado dia 30 de abril.
Paralelo ao "Acolha uma Escola", a Anhanguera Torricelli preparou uma campanha de arrecadação de alimentos e campanha de doação de sangue, em parceria com o Hemocentro São Lucas. A sensibilização ocorrerá no período de 19 de fevereiro a 01 de março. A coleta ocorrerá nos períodos de 05 a 07 de março nos campus I e III, e de 12 a 14 de março no campus IV.
Em 2012, o Trote Solidário foi realizado através de gincana para arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene básica, resultando em 22 toneladas que foram doadas para entidades assistenciais de todas as cidades onde a Anhanguera Educacional está localizada.