Educação

Educação no trânsito para jovens ciclistas

Programa visa inserir os assuntos relacionados ao trânsito na sala de aula transformando de forma prazerosa a relação do aluno com o tema

"Aqui os alunos são instruídos a usarem a bicicleta como meio de transporte e não só como um brinquedo". A frase da educadora do trânsito, Fernanda de Oliveira Nascimento, reflete o trabalho desenvolvido na Escola Pública de Trânsito (EPT) de Guarulhos. Criado em novembro de 1991, o programa visa inserir os assuntos relacionados ao trânsito na sala de aula, transformando de forma prazerosa a relação do aluno com o tema.

As ações deste eixo incluem a formação de professores em educação para o trânsito e a visita dos alunos ao espaço vivencial – que recebe, diariamente, 140 alunos matriculados no 3º e 5º ano do ensino fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, além de outras entidades.

"Neste ano estamos realizando atividades relacionadas a ciclistas e pedestres, principalmente após a inauguração da ciclovia da avenida Paulo Faccini. Então, ensinamos as crianças a como respeitarem os pedestres quando estão pedalando, além das regras e sinalizações viárias", ressaltou Fernanda. Ao chegar os alunos participam de uma peça teatral com o objetivo de ensinar, de forma diferente, a teoria já aprendida em sala de aula. São adaptações produzidas pelo Denatran onde os personagens de famosos contos de fada envolvem-se em aventuras relacionadas à educação no trânsito. A Escola está localizada no Parque Fracalanza, situado à rua Joaquim Miranda, 417, Vila Augusta.

Posso ajudar?