Cerca de 30 professores da rede pública municipal de ensino em Guarulhos concluíram os três módulos de formação do projeto Construindo Música. Com incentivo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), a iniciativa é realizada pela Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e patrocinada pelo Grupo Açotubo.
“Preparamos um encontro divertido e interativo para a confraternização de todos os que nos acompanharam nessa jornada, com uma atração especial para a garotada: uma contação de histórias musicada com artistas”, conta Júnior Ribeiro, coordenador do Construindo Música na Evoluir. “Foi um momento de descontração e gratidão a todos pelo empenho ao longo dessa capacitação”.
Baseado em modernas tecnologias pedagógicas, o Construindo Música tem o propósito de utilizar a vivência musical em sala de aula como ferramenta para abordar conceitos e competências importantes para os futuros cidadãos, inclusive aquelas destacadas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular. ”As atividades incluem a construção de seu próprio instrumento musical com materiais reciclados, por exemplo. Nessas oportunidades, trabalhamos o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança, sua criatividade e habilidades como o mergulhar em si, colaborando para a autoconfiança, e o fluir em equipe, ampliando a interação”, acrescenta Ribeiro.
Os módulos formativos incluíram temas específicos: Música como expressão artística e o campo de experiência “O Eu, o Outro e Nós”; os campos de experiência “Corpo, Gestos e Movimentos” e “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”; e os campos de experiência Traços, Sons, Cores e Formas/ Espaço, Tempo, Quantidade, Relações e Transformações”. Nos encontros, os educadores receberam ainda dicas de como explorar os materiais fornecidos em atividades complementares às disciplinas curriculares.
O coordenador da Evoluir destaca que foi muito gratificante ver o engajamento de todos os professores. “Durante toda a jornada, os profissionais se dedicaram ativamente a descobrir novas estratégias e a utilizar a vivência musical de forma criativa, trazendo mais ludicidade para alcançar a educação integral. Agradecemos a todos pelo interesse e tempo que dedicaram, e esperamos que o Construindo Música abra novos horizontes pedagógicos”, conclui Júnior Ribeiro.
“Participar dessa formação mudou meu conceito sobre a educação musical, que sempre foi uma área de interesse para mim”, destaca a coordenadora Fabíola Andrea Costa Santos Soares, da EPG Dr. Edson Alves da Costa. “Estando na coordenação, pude perceber o trabalho musical com mais precisão em cada turma”.
“O caderno com sugestões de atividades colabora com a minha prática, trazendo ideias que podem ser feitas, adaptadas e até mesmo reinventadas”, aponta a professora Elaine Santos Ferreira Lescano, da EPG Pimentas. “O material do kit é de ótima qualidade e enriquece as propostas de ações em sala de aula. O livro Todo Mundo Sente é um material maravilhoso para que as crianças entendam e possam nomear os seus sentimentos”.
“Durante a formação, aprendemos como incluir a música no cotidiano escolar, sendo possível através dela trabalhar conceitos que estão dentro do Quadro de Saberes Necessários, o QSN, e da BNCC”, ressalta a professora Rebeca de Souza Assis, da EPG Tom Jobim. “Também compartilhamos com os colegas conhecimentos e experiências que nem sempre discutimos dentro da escola”.
Para Bruno Bassi, CEO do Grupo Açotubo, o patrocínio de projetos socioeducativos, como o Construindo Música, são muito importantes para o Grupo, pois levam conceitos como sustentabilidade e preservação do meio ambiente, além da democratização cultural a escolas públicas, conceitos que estão muito alinhados aos pilares de ESG e valores de nossa empresa.
Como funciona o Construindo Música
A implementação do Construindo Música inclui acompanhamentos pedagógicos presenciais e entregas de materiais de apoio, com nove encontros formativos para os professores. O primeiro é uma reunião introdutória, para explicar o projeto em linhas gerais, e os demais envolvem desde a introdução a conceitos teóricos fundamentais, baseados nas modernas tecnologias pedagógicas, até a sugestão de atividades práticas que os educadores podem conduzir em sala de aula, utilizando os kits de materiais fornecidos gratuitamente. Todas as escolas recebem ainda exemplares do livro Todo Mundo Sente, da editora Evoluir, que também virou música e permeia todo o conteúdo do projeto.
Sobre o Construindo Música
O Construindo Música é um projeto da Evoluir que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança e do jovem por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Já beneficiou mais de 6 mil alunos da rede pública em mais de 10 cidades do Brasil, com formações para mais de 300 educadores.