Economia

Eleição leva bolsa a maior nível desde fevereiro de 2013

A perspectiva de que a oposição continue ganhando terreno na corrida eleitoral definiu nesta segunda-feira, 25, o avanço da Bovespa. Os investidores operaram em meio à especulação de que, amanhã, quando sai a nova pesquisa do Ibope, o levantamento mostre a candidata Marina Silva (PSB) à frente de Aécio Neves (PSDB) e ameaçando Dilma Rousseff (PT) em um segundo turno. Neste cenário, os papéis da Petrobras subiram mais de 5% e fizeram o Ibovespa se aproximar dos 60 mil pontos. O índice terminou com alta de 2,27%, aos 59.735,17 pontos. Este é o maior nível desde 1º de fevereiro do ano passado.

Como vem ocorrendo durante a campanha eleitoral, basta a perspectiva de vitória da oposição para os papéis da petrolífera e de outras estatais avançarem. Petrobras ON disparou 5,22% e Petrobras PN teve ganho de 5,35%. Banco do Brasil ON avançou 3,34%, Eletrobras ON avançou 2,23% e Eletrobras PNB subiu 1,38%. Na contramão, Vale ON (-0,64%) e Vale PNA (-0,79%) cederam após o preço do minério de ferro negociado na China ter ficado abaixo dos US$ 90 a tonelada seca.

Nova York também ajudou no movimento da bolsa brasileira. Os principais índices acionários americanos subiram, sendo que durante a sessão o S&P 500 superou os 2 mil pontos pela primeira vez na história. O avanço foi sustentado pela percepção de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pode adiar o início de seu aperto monetário por conta de dados mais fracos do que os esperados conhecidos hoje.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços dos EUA caiu para 58,5 em agosto, de 60,8 em julho, segundo dados preliminares publicados pela Markit. Resultados acima de 50,0 indicam expansão de atividade. Já as vendas de moradias novas nos EUA caíram 2,4% em julho ante o mês anterior, para o nível sazonalmente ajustado de 412 mil, segundo o Departamento de Comércio. O dado ficou abaixo das expectativas, de 425 mil imóveis novos vendidos no mês passado. O índice de atividade das empresas medido pelo Federal Reserve de Dallas caiu para 7,1 em agosto, de 12,7 em julho.

Com isso, o índice Dow Jones terminou o dia em alta de 0,44%, aos 17.076 pontos, S&P 500 avançou 0,48%, aos 1.997 pontos, recorde, e o Nasdaq teve valorização de 0,41%, aos 4.557 pontos.

Posso ajudar?