Opinião

Eleições municipais em SP e em Guarulhos

Passado o carnaval, os partidos políticos e pré-candidatos a prefeito nas mais diferentes cidades do país começam a iniciar um processo de pré-campanha mais efetivo. Se até agora as articulações eram apenas tratativas visando coligações futuras e possíveis alianças, chegou o momento em que os grupos começam a ser fechados. O exemplo mais claro desse movimento acaba de ocorrer na Capital, onde – depois de passar negando que seria candidato a prefeito – o ex-governador José Serra (PSDB) admitiu que pretende até disputar as prévias de seu partido, por mais que todas as pesquisas de intenção de voto indiquem que ele tem hoje a preferência do eleitorado paulistano.


A entrada de Serra na corrida, inclusive, encerra as negociações entre o PSD do prefeito Gilberto Kassab e o PT, que terá o ex-ministro da Educação Fernando Haddad como candidato, sob as bênçãos do ex-presidente Lula, numa aproximação que começou ainda no ano passado. Kassab vai para os braços do tucano, de quem foi vice-prefeito, retribuindo o apoio recebido em 2008 de Serra, em detrimento da candidatura do atual governador Geraldo Alckmin, na época.


O movimento no quadro paulistano, com certeza, traz reflexos diretos para a disputa em Guarulhos, onde a mesma batalha PSDB versou PT deve ser travada, com a repetição do embate de 2008 quanto o prefeito Sebastião Almeida foi para o segundo turno contra Carlos Roberto. Porém, as duas eleições seguem caminhos inversos. Enquanto, na Capital, o PT tenta quebrar a hegemonia tucana (apesar de Kassab ser do PSD), em Guarulhos é o PSDB que tenta encerrar um ciclo que já dura 12 anos na cidade.


Em paralelo, há dúvidas sobre o comportamento de partidos que devem estar aliados a Serra ou Haddad em São Paulo mas que podem não repetir o mesmo apoio em Guarulhos. É o caso do PSD.


Soa muito pouco provável que o partido, presidido na cidade pelo vereador Eduardo Soltur, presidente da Câmara Municipal, que tem tudo para seguir aliado ao prefeito Almeida. Já o DEM que, na capital e no Estado, caminha lado a lado com os tucanos ensaia ter candidato próprio à Prefeitura de Guarulhos. Ninguém sabe ainda que caminho tomarão siglas importantes como PMDB e PDT tanto lá como aqui.

Posso ajudar?