Com o início da propaganda eleitoral gratuito na televisão e no rádio, os brasileiros estão tendo suas residências invadidas com um grande número de besteiras e balelas, proferidas por um grande contingente de candidatos sem compromisso algum com os eleitores, principalmente para os cargos de deputado estadual e federal. No caso dos guarulhenses, um risco bastante grande, já que essa gente – que mal conhece a cidade – tenta usar de sua popularidade, por motivos alheios à política, para obter um lugar ao sol.
Nestes momentos, é fundamental que os eleitores de Guarulhos prestem atenção aos candidatos que tenham compromissos reais com o município, para que não repita os mesmos erros da eleição de 2006, quando se optou por forasteiros que não fizeram nada por nossa cidade. Desta forma, é papel da imprensa, comprometida com Guarulhos, chamar a atenção contra alguns tipos de espertalhões que nada mais querem que votos.
O que esperar de jogadores de futebol em decadências, artistas de gosto duvidoso que tentam se aproveitar de uma fase de sucesso meteórico na mídia para chegar à Câmara Federal. Mulheres fúteis, em forma de fruta, que se julgam habilitadas a representar a população. Ou mesmo, espécies exóticas que, por motivos diversos, ganharam por alguma razão espaço em programas de televisão de grande audiência.
O que pessoas como essas, que chegam ao desplante de afirmar “pior do que está não pode ficar”, podem fazer de bom para seus eleitores? Há inúmeros exemplos na história política brasileira de sujeitos que se beneficiaram da ignorância da população para chegar ao poder, mas nada fizeram de positivo. Pior: muitas vezes, pela inexperiência e falta de habilidade, tornam-se instrumentos da perpetuação do que há pior em termos de prática política no Brasil.
Guarulhos tem cerca de 50 candidatos a deputado estadual e federal, que aparecerão vez ou outra nos programas de tv e rádio. Porém, muitos deles – independente das siglas partidárias – têm muito mais condições de representar com dignidade os interesses de nossa população. Para conquistarem o espaço que a cidade merece na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, eles necessitarão da força do voto dos guarulhenses. Isso é fundamental.
Assim, roga-se que os eleitores daqui não se deixem levar por discursos fáceis ou por essa exposição que beira o ridículo na mídia. Importe-se com o conteúdo e história de vida dos candidatos que realmente tenham compromisso com Guarulhos. Caso contrário, a cidade amargará mais quatro anos de total falta de representação política em Brasília e