Segundo José Francisco Neto, chefe da 278ª Zona Eleitoral do município, a procura por esse tipo de serviço não apresentou crescimento. "O atendimento ainda está baixo, oscilando entre sete e dez solicitações por dia", ressaltou Neto.
Para retirar o documento, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral e comparecer pessoalmente à zona eleitoral onde está inscrito portando um documento oficial de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão) e preencher o requerimento de solicitação da segunda via do título eleitoral.
No dia das eleições quem não estiver com o título de eleitor poderá votar apresentando qualquer documento oficial com foto. Lembrando que em todos os casos deve se levar o documento original – cópias não são aceitas nem mesmo as autenticadas. Além disso, os eleitores que forem justificar ausência às eleições devem preencher formulário com o número do título.
A emissão do documento é importante pois ele orienta o eleitora no seu local de votação, auxiliando-o a localizar sua zona e seção com maior rapidez. Todos os cartórios eleitorais da cidade funcionam de segunda a sexta-feira das 11h às 19h – sendo que as zonas 176ª e 279ª também funcionam aos finais de semana.