Noticias

Guarulhos é incluída em atlas sobre desastres naturais

Os principais desastres naturais classificados nas mais de 70 páginas da publicação, estão inundações bruscas e vendavais
O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, colocou Guarulhos no Atlas Brasileiro de Desastres Naturais, que enumerou os 286 municípios mais suscetíveis a desastres naturais. O Atlas de desastres Naturais foi desenvolvido também pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina e tem como objetivo compilar e disponibilizar informações sobre os registros de desastres ocorridos em todo o território nacional nos últimos 20 anos (1991 a 2010), por meio da publicação de 26 Volumes Estaduais e um Volume Brasil.

Em Guarulhos, os principais desastres naturais classificados nas mais de 70 páginas da publicação, estão inundações bruscas e vendavais. Pelo atlas, a cidade registrou, de 1991 a 2010, cerca de seis desastres causados por inundações ou por vendavais.

Para garantir a rápida resposta aos 286 municípios, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), e o Banco do Brasil, dispensaram a exigência de CNPJ próprio para a adesão ao Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC). Dessa forma, o ente poderá abrir a conta no CNPJ da prefeitura.

No entanto, a adesão ao CPDC é preventiva e, por isso, deve ser realizada antes da ocorrência do desastre. Tal ferramenta garante maior agilidade na liberação de recursos para cidades atingidas por desastres naturais.

Com o mapeamento dos municípios mais suscetíveis a desastres naturais, a Defesa Civil espera construir uma nova realidade principalmente no que se refere à política de redução de riscos. O levantamento era uma necessidade antiga, conforme nformou a Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Posso ajudar?