O deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM) trouxe para Guarulhos neste sábado dois caciques do PSDB nacional para seu palanque para, como ele mesmo citou, “promover a virada nas eleições neste segundo turno”. O democrata ficou em segundo lugar no primeiro turno e aparece muito abaixo de seu concorrente Guti (PSB) nas pesquisas de intenção de voto divulgadas até agora.
Neste sábado, o senador Aloysio Nunes e o ministro das Relações Exteriores, José Serra, ambos do PSDB, mas de um grupo contrário ao governador Geraldo Alckmin, apareceram ao lado de Eli. Aloysio fez caminhada no Calçadão da Dom Pedro, enquanto Serra foi a um comício realizado na praça do Orobó, no Presidente Dutra.
“Estou aqui para cumprir uma promessa. Quando o Eli ainda estava cogitando ser candidato a prefeito de Guarulhos, eu prometi a ele que viria aqui em Guarulhos, uma cidade muito importante que estava nas mãos do PT há 16 anos”, discursou Serra. No entanto, no primeiro turno, o mesmo Serra gravou uma mensagem em vídeo de apoio ao candidato tucano Carlos Roberto, onde dizia que era o mais preparado para governar a cidade.
O apoio dos tucanos a Eli destoa da decisão da executiva municipal do partido, que dois dias após o primeiro turno declarou adesão à campanha de Guti. Carlos Roberto, no entanto, até o momento não declarou apoio a qualquer um dos dois candidatos.
Além dos tucanos, diversos aliados de Eli – que apareceu com um dedo da mão imobilizado – desfilaram ao seu lado, como o vice José Pereira (PDT), o deputado Gileno (PSL), além de novos agregados como o candidato derrotado Wagner Freitas (PTB), que foi o penúltimo colocado no primeiro turno.