Esportes

Em vídeo de 2009, Rebeca Andrade se rendia ao encanto de Daiane e Laís Souza em Guarulhos

Um vídeo, gravado e publicado em agosto de 2009, mostra Rebeca Andrade, na época com 10 anos, encantada com um período de treinos de Daiane dos Santos e Laís Souza no ginásio Bonifácio Cardoso, no Gopoúva.

“Às vezes eu não estava conseguindo fazer alguma coisa e elas estavam me ensinando”, comemorava Rebeca, uma das pequenas atletas guarulhenses que assistia aos treinos de Daiane e Laís e que vai brigar pela medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio nesta semana.

O Pinheiros, clube defendido por Daiane e Laís na época, entrou em reformas e as consagradas ginastas procuraram Guarulhos para os treinamentos. “Quando era mais novinha, já vim muitas vezes competir aqui, e não tinha o tumble track. Está dando para aproveitar muito. Guarulhos sempre teve um espaço muito bom e uma aparelhagem muito boa”, afirmou, na época, Laís Souza. Quatro anos depois, quando começou a competir no esqui estilo livre, ela sofreu uma queda que lhe causou uma torção na coluna cervical, que a deixou tetraplégica aos 24 anos de idade.

O aparelho tumble track também foi mencionado por Daiane dos Santos em sua fala no vídeo. “Foi bom, não só pela estrutura do ginásio, mas tem o tumble track aqui, um aparelho que poucos lugares possuem, e Guarulhos tem. A gente também pode ver o trabalho das pequenas, de quem está evoluindo agora”, reforçou, na ocasião, a nove vezes medalhista de ouro em mundiais de ginástica artística.

Nesta terça-feira, 27/7, o GuarulhosWeb publicou matéria com ex-professoras de Rebeca Andrade em Guarulhos. A atleta treinou e competiu pelo município até que dois professores, Kelly e Chico, que trabalhavam com a jovem na cidade, se mudaram para Curitiba e a levaram para o Sul. Posteriormente, a profissional foi para o Flamengo também sob influência de Kelly, que hoje trabalha nos Estados Unidos.

A guarulhense Rebeca disputa a final do individual nesta quinta-feira, 29/7, às 7h50 (de Brasília). A decisão do salto ocorrerá no próximo domingo, e a do solo no dia 2 de agosto.