Estadão

Em homenagem a Gal Costa, Canal Brasil exibe o documentário ‘Os Doces Bárbaros’

O Brasil que vislumbra uma nova era, acordou na quarta-feira, 9, com a inacreditável notícia da morte de Gal Costa, aos 77 anos. Reconhecidamente uma das mais belas e incomparáveis vozes da música brasileira, Maria das Graças Penna Burgos deixa um legado incontestável, que influenciou gerações que a viram e ouviram, no palco e na vida. Para celebrar seu nome e sua arte, o Canal Brasil exibe nesta quinta, 10, às 20h30, o histórico documentário Os Doces Bárbaros, de Jom Tob Azulay.

Foi em 1976, que os amigos e músicos baianos Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia pegaram a estrada para uma turnê preparada para comemorar dez anos de atividade do quarteto. O show ganhou o nome de Doces Bárbaros e continha o pensamento e a forma de agir dos quatro. A começar pelos figurinos, que carregava muita cor e brilho. Mas seria nessa turnê que os garotos mostrariam novas canções, que se tornariam clássicos, como Esotérico, Um Índio, O Seu Amor.

Nessa trajeto musical e cultural pelo País, o diretor Jom Tob Azulay rumou ao lado desses Doces Bárbaros e registrou as apresentações, mas foi além, incluindo ensaios, entrevistas, depoimentos. E é isso que se pode conferir no documentário que eterniza esses músicos brasileiros.

Os Doces Bárbaros (1977, 104 min.). Exibição nesta quinta, 10, às 20h30, no Canal Brasil.

Posso ajudar?