Exceção à regra no problemático cenário econômico brasileiro, a Viemar Automotive fechou 2020 com 27% de aumento de vendas e 20% de aumento do seu quadro de funcionários, com o objetivo de atender a demanda atual e futura demonstrada pelo mercado. Os resultados decorrem dos investimentos que a indústria gaúcha – especialista em peças de reposição para veículos nacionais e importados – vem fazendo ao longo dos últimos anos, a despeito da pandemia de covid-19 que paralisou ou desacelerou muitos setores. Em fevereiro de 2021, a empresa completou 25 anos de atividade e manteve seus investimentos direcionados para a preparação de uma nova planta industrial, em um terreno de 150 mil m², na cidade de Viamão (RS), que deve entrar em operação no início de 2022.
Nessas duas décadas e meia, a Viemar Automotive cresceu investindo na criação, implantação e modernização de processos industriais, administrativos e comerciais, e simultaneamente focando na ampliação do seu portfólio. Reconhecida como vanguardista no lançamento de novos produtos, a empresa se orienta pela convicção de que o mercado demanda soluções completas, destacando-se também pelo pioneiro programa de garantia de 70 mil quilômetros ou dois anos de uso para as linhas de terminais de direção, articulações axiais, pivôs de suspensão e pinças de freio.
A história da empresa começou em 1985, quando o fundador e presidente Fabio Toniolo Vieira, o mais novo de quatro irmãos, todos inseridos no mercado de autopeças, resolveu mudar para o Rio Grande do Sul e se tornar distribuidor dos produtos da empresa de sua família.
Desde então, a Viemar se consolidou com uma sede própria de 700 m², em 2001, na cidade de Canoas (RS), e, em 2008, inaugurou sua segunda fábrica, com quatro mil m², que mais tarde seria duplicada. Dali em diante, o crescimento foi contínuo. Ainda em 2007, a indústria conquistou a certificação IS0 9001:2000 e, em 2014, recebeu a certificação do INMETRO, mesmo ano em que foi criado o Núcleo de Engenharia Motorsport para desenvolver e testar seus produtos nas pistas de competições automotivas.
Hoje, a marca é fornecedora técnica das principais categorias do automobilismo nacional, como Stock Car, Stock Light, Império Endurance Brasil e Mercedes Benz Challenge, entre outras.
A explicação de Fabio Toniolo sobre o sucesso da empresa justifica-se pela história de expansão da marca: “Nós temos a confiança dos clientes, nós temos a confiança dos consumidores dos produtos e, na verdade, quando você tem essa confiança, a possibilidade de crescer se torna maior”. Porém, ele lembra que muitas vezes não se percebe que isso está acontecendo e ressalta outro fator fundamental para a Viemar ser bem-sucedida: o fator humano: “Olhar hoje e achar que você fez… Não, não fez. São muitos colaboradores, senão nem chegaríamos aqui. O empreendedor quer sempre empreender, mas se não tiver o colaborador que dá o retorno esperado, não acontece. O sucesso não está na mão de um, dois ou três. Está na mão de 100%, em todas as áreas. É a equipe como um todo que nos leva até onde estamos. Ninguém fez. Foi uma equipe bastante grande que fez”.
Essa convicção orienta toda a atuação da Viemar para enfrentar esse tempo difícil de pandemia. “2020 foi um ano desafiador para a economia mundial e para a Viemar não foi diferente, tivemos que reinventar processos e negócios”, explica José Salis, diretor comercial e de engenharia da Viemar Automotive. “Preparamos a empresa para este novo cenário, criando, por exemplo, modelos de execução comercial focados na busca por resultado, contemplando toda a cadeia em que atuamos, oferecendo os produtos Viemar com um posicionamento competitivo de preços, atrelado ao nosso patamar diferenciado de qualidade. Reforçamos, nos mercados em que atuamos, a nossa solução em portfólio e o modelo de geração de demanda como grandes diferenciais da marca. Foi um ano muito especial para nós. Conseguimos crescer e, ao mesmo tempo, cuidar do nosso maior ativo: as pessoas! Aqui, entendemos que a nossa gente é a nossa força e, com toda a motivação e engajamento, construímos mais um ano de consolidação da marca, ganho de market share e crescimento de peças vendidas, fabricadas e entregues para os nossos clientes”.