Cidades

Empreendedores criticam reajuste do IPTU proposto pela Prefeitura

A proposta da administração municipal de aumentar em até 60% o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) não desagradou somente a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE).

Empreendedores associados à entidade também se manifestaram contrário à proposta.

A empreendedora Neide Brito, da Rigmatour Eventos e Turismo, afirmou que possui a mesma opinião da ACE-Guarulhos, que considera o reajuste um absurdo. "Se é preciso reajustar, que a Prefeitura faça de maneira gradativa, sem impactar em nossas finanças", disse.

Eduardo Eguchi, proprietário do Mizumi Restaurante, criticou o aumento e disse que pretende ir a Câmara de Vereadores no dia da votação do projeto. "É um desrespeito absoluto com a população. O prefeito Sebastião Almeida não mencionou isto em sua campanha a reeleição", falou.

Jorge Taiar, presidente da ACE, reafirmou a posição da entidade de ser contrária ao reajuste. "Não somos contra o reajuste, mas sim contra o aumento abusivo que foi proposto", disse o dirigente que confirmou que vai a sessão que irá votar a proposta.

De acordo com o Projeto de Lei 5.587/2012, de autoria da administração municipal, a Planta Genérica de Valores Imobiliários sofrerá reajuste e será introduzido um limitador de até 60% de aumento para o IPTU. A prefeitura argumenta que a proposta se faz necessária por conta da expressiva valorização imobiliária que ocorreu nos últimos anos na cidade, especialmente na região periférica, superando os valores de áreas próximas a região central.

Para a Prefeitura, se a correção não for feita, o município terá como resultado a diminuição da arrecadação do IPTU, um contrassenso, já que a cidade figura na 3ª posição no Estado de São Paulo no ranking de arrecadação do IPTU, perdendo apenas para a Capital e Campinas.

A ACE-Guarulhos vem recebendo diversas manifestações contrária ao reajuste por meio do e-mail, [email protected] . Já o site da entidade, www.aceguarulhos.com.br, realiza uma enquete para saber se o internauta é contra ou favor do aumento.

 

Posso ajudar?