O total de empregados formais no comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) cresceu 0,9% em novembro de 2014 ante o mesmo mês de 2013, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Salário realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No penúltimo mês do ano passado, havia 1.033.396 trabalhadores com carteira assinada na região.
Segundo a FecomercioSP, o número de funcionários admitidos no comércio varejista foi de 51.914 em novembro, enquanto 41.096 trabalhadores foram demitidos. O setor que mais contratou no penúltimo mês do ano passado, em relação a novembro de 2013, foi o de lojas de departamentos, com alta de 65,4%. Na contramão, os setores de materiais de construção; autopeças e acessórios e concessionárias de veículos registraram recuos de 13,2%, 11,7%, e 7,4%, respectivamente, nas comparações interanuais.
Em nota, a FecomercioSP avalia que o “crescimento tímido” de 0,9% no número de empregados formais em novembro pode ser atribuído a uma série de fatores, como a perda de confiança tanto por consumidores quanto por empresários nos últimos 12 meses, a persistente pressão nos preços e a estagnação da economia. “Embora seja relativamente baixa no contraponto com 2013, a taxa de crescimento tem se mantido estável ao longo do ano”, pondera a federação.