Educação

Encontro Internacional de Educação Ambiental será realizado no edifício sustentável do Eniac

Evento feito em parceria com a prefeitura pautará ações para a "Rio+20"

O primeiro edifício construído em Guarulhos seguindo os padrões de sustentabilidade será palco do 4º Encontro de Educação Ambiental, que acontece na próxima quinta-feira, dia 11, das 8h às 17h. A Faculdade Eniac, localizada no Centro da cidade, receberá especialistas brasileiros e internacionais em políticas públicas para o meio ambiente, que participarão de discussões e palestras sobre o tema.

Paralelamente, o primeiro "prédio verde" de Guarulhos abriga o "Workshop Internacional da Segunda Jornada Internacional de Educação Ambiental Rumo à Rio + 20", série de discussões que servirá de pauta à conferência internacional sobre desenvolvimento sustentável da ONU prevista para 2012 na capital carioca 20 anos após a "Eco Rio 92". Na sexta-feira, 12, o evento continua no Adamastor Centro, com a 1ª Consulta Pública à Minuta de Lei para a Política Municipal de Educação Ambiental. Os interessados podem se inscrever para a participação até o dia 7 de agosto no endereço: socioambientalguarulhos.blogspot.com/.

Segundo o mantenedor do Eniac, professor Ruy Guérios, que participará da mesa de abertura do encontro, o evento é motivo de orgulho e uma necessidade que se coloca para a sociedade: "A universidade é um celeiro de ações, que deve usar sua capacidade intelectual para servir de canal entre o governo e a comundiade". Durante o encontro, será lançada a Cartilha de Cidadania Socioambiental, material educativo criado pelo Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental da Prefeitura de Guarulhos (GTIEA) para incentivar ações sustentáveis. "O Eniac criou um modelo físico de desenvolvimento sustentável com a criação do primeiro prédio verde do país em uma instituição de ensino. A legislação ambiental hoje, embora avançada, precisa de modelos assim", completa Guérios.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, participará da abertura do evento, ao lado do Diretor Nacional de Educação da pasta, Nilo Sérgio Melo Diniz e a Coordenadora Internacional da Jornada do Tratado de Educação Ambiental. O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, também estará na mesa de abertura. Entre as presenças internacionais, estarão Pamela Puntenney, da ONU, o inglês Lyndoh Bremley, do World View Impact, a ativista salvadorenha Marta Benavides, a representante do Ministério da Educação de Cabo Verde Aidil Borges, a chilena Marcela Ballara, a boliviana Maria Oviedo, representante do CADEM, a diretora do Centro de Questões ambientais das Filipinas, Frances Quimpo, e o indiano Dominic D´Souza, conselheiro executivo do ASPBAE.

Serviço:
4º Encontro de Educação Ambiental
Local: Faculdade Eniac – Rua Força Pública, nº 89, Centro
Data e horário: 11 de agosto de 2011 – das 8h às 17h

Programação:
8h – 9h – Credenciamento e Café
9h – Benção Tupi Guarani
9h20 – Mesa de abertura – Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação, Secretarias Municipal de Assuntos Jurídicos, Desenvolvimento Urbano, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Serviços Públicos, SAAS, Proguaru, Comissão Internacional do Tratado de Educação Ambiental, Diretor do Colégio Eniac e o Prefeito.
10h30 – Mesa Redonda – Avanços e desafios da Educação Ambiental de 1992 a 2012 – Trajetória Nacional da Educação Ambiental desde a Eco 92

Nilo Diniz – Diretor de EA do Ministério do meio Ambiente – Trajetória da Educação Ambiental e Guarulhos
Roberto Marcondes – Gerente de EA – SEMA/ Guarulhos – A Rio 92+20 em pauta no CDS nas NNUU
Pamela Puntenney – CSD – Education Sector – United Nations
 
Moderador: Marcos Sorrentino (OCA/ ESALQ)

12h – Almoço
13h30 – Apresentação dos membros do GTIEA – Grupo de Trabalho Intersetorial de Educação Ambiental e lançamento da Cartilha de Educaçao Ambiental
14h30 – Mesa Redonda: Por uma pedagogia de interface atrravés da Educação Ambiental – Diálogo entre o Tratado de EA e outras Cartas de Princípios e Valores para auma vida sustentável

Moderadora: Luciana Ferrasz – Univ. Espiritual Mundial Brahma Kumaris
Moema Viezzer – Coordenadora Internacional da Jornada do Tratado de Educação Ambiental
Moacir Gadotti – Instituto Paulo Freire
Isis de Palma (Carta das Responsabilidades Humanas)
Maria Edit Oviedo (Declaração de Cochabamba)

15h40 – Café
16h – Mesa Redonda: A educação Ambiental em tempos de mudanças climáticas

Moderadora: Rachel Trajber (IMAS)
Dominic DSouza (ASPBAE/ Asia-South Pacific Association for Basic asnd Adult Education)
Miriam Dualibi (Instituto Ecoar)
Marta Benevides (Siglo XXIII, El Salvador)
Marcela Ballara (ICAE)
17h: Encerramento

2º Dia: 1ª Consulta Pública à Minuta de Lei para a Política Municipal de Educação Ambiental
Local: Centro de Educação Adamastor Centro – Avenida Monteiro Lobato, nº 734, Macedo.
Data e horário: 12 de agosto, das 9h às 12h

Programação:
9h – Abertura
9h30 – Grupos de Trabalho – leitura e análise da minuta de lei com trabalho em Grupos
10h30 – Café
10h45 – Plenária Geral – Leitura Comentada da Minuta com apresentação dos destaques pelos relatores de cada grupo
12h – Encerramento

Posso ajudar?