Opinião

Encontro mostrou a flagrante falta de representatividade de Guarulhos

Por mais que seja louvável a iniciativa da Associação dos Empresários de Cumbica (Asec) de tentar reunir importantes autoridades para debater um tema de grande relevância para o município, na última segunda-feira, ficou evidente como Guarulhos se encontra muito mal representada tanto junto ao governo federal como estadual. Pior: nem o prefeito Sebastião Almeida (PT) compareceu ao encontro que deveria debater soluções viárias envolvendo a rodovia Presidente Dutra, considerada a grande  avenida da cidade.


 


Os empresários presentes ao encontro, que trouxe à cidade a direção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), saíram de lá com a sensação de que se falou muito e não se resolveu nada. Tudo bem que a reunião pode ser considerada um primeiro passo em relação a questões que atrapalham demais a vida das pessoas. Mas é lamentável perceber que a cidade, prestes a completar 450 anos, ainda engatinha numa discussão que já deveria estar na fase de resultados.


 


Ora, é mais do que certo que os constantes congestionamentos da Dutra, com acessos mal dimensionados e total falta de planejamento e integração com o município, atrapalha demais o dia a dia das empresas instaladas na cidade, sobretudo na região de Cumbica, considerada uma das mais industrializadas do Estado de São Paulo. Com a organização do encontro, esperava-se que as autoridades presentes iriam apresentar soluções. Com exceção dos representantes da ANTT, que se limitaram a relatar como andam os processos em relação à Dutra, nada de novo.


 


A NovaDutra, concessionária responsável pela rodovia, não apareceu. Simplesmente porque um deputado federal – que não é de Guarulhos, mas apareceu como o grande mediador das discussões – se “esqueceu” de convidar os representantes da empresa. A Prefeitura mandou para lá apenas o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos de Almeida, totalmente engessado, já que aquela ali não era sua praia. Os secretários de Transportes e Trânsito, além do responsável por Obras, que teriam o que debater com os empresários, simplesmente correram das discussões, provavelmente por não terem nada a dizer. Como sempre.


 


Ou seja, um excesso de conversa fiada que serviu apenas para marcar uma nova reunião, enaltecendo a velha máxima: “quando você não tem como resolver alguma coisa, marca uma nova reunião”. E assim mais uma administração municipal vai passando sem resolver problemas concretos da população. A NovaDutra simplesmente ignora os interesses de Guarulhos, que não consegue se impor pelo simples fato de não haver vontade política do prefeito. Fosse diferente, Almeida teria ido ao encontro de peito aberto e abraçado as causas dos empresários, que nada mais são do que as grandes reivindicações dos guarulhenses que o elegeram.


 


Repita-se. Importante a iniciativa da Asec. Porém, passa da hora das lideranças empresariais do município fazerem valer a força que têm e parar de se curvar ao velho blábláblá politiqueiro que toma conta dessas relações. 

Posso ajudar?