Cidades

Entrega de terminais ainda segue sem data definida

Obras do Estado e da Prefeitura apresentam atrasos

Prometidos para o ano passado, os terminais de ônibus do São João, Taboão e Cecap tiveram suas datas de entrega reafirmadas para este ano. O HOJE visitou as três construções e constatou que o Terminal São João é o mais atrasado. A previsão da conclusão das obras era de oito meses, mas desde o início da construção, em setembro de 2010, só foi realizada até agora a colocação das estruturas de metal.

Com um orçamento de R$ 7 milhões, o Terminal São João fará a integração de 15 linhas do transporte coletivo. Segundo a Prefeitura, a previsão é que circulem cerca de 200 veículos (ônibus e microônibus) em um intervalo estimado de 140 carros por hora.

Já os terminais do Taboão e Cecap, que fazem parte do Corredor Guarulhos – São Paulo, estão em fase mais avançada e serão entregues, de acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), em fevereiro e março deste ano, respectivamente.

Contudo, a conclusão das obras não corresponde a afirmação, feita em julho do ano passado, pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que vistoriou as obras e alegou que a construção estava em ritmo acelerado. "Haverá a tentativa de entregar o do Taboão até outubro e o do Cecap até novembro, mas a garantia para finalização dos dois terminais é o final de 2011", ressaltou o secretário.

Os dois terminais terão alocadas 22 linhas intermunicipais e 23 linhas municipais, além de sanitários, lanchonete e bicicletários. Segundo a EMTU as obras do viário entre os dois terminais devem ser concluídas em setembro.

Corredor até SP tem previsão de conclusão para 2014

Estimado para ser concluído em 2014, o Corredor Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi) terá 32,3 km de extensão total e suprirá a importante demanda de transporte público na ligação entre a capital e Guarulhos, além de interligar os usuários ao sistema metroviário.

O Corredor foi concebido para reestruturar o transporte metropolitano na região com faixas exclusivas para ônibus, redistribuição das paradas e readequação dos semáforos ao longo do traçado. Até 2014 estão previstos três trechos: Taboão – Cecap (3,5 km), Cecap – Vila Galvão (12,4 km), e Vila Endres à Ticoatira/Penha (6,5 km).

Posso ajudar?