Moradores de Guarulhos, contemplados com unidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, seguem aguardando pela entrega dos conjuntos prometidos. Os empreendimentos de responsabilidade da Caixa Econômica Federal estão em sua fase final e vêm tendo as entregas adiadas. Os prazos prometidos até o momento não foram cumpridos. Mais uma vez, as previsões para abril já foram descartadas e um novo prazo foi dado.
O “Portal Flora”, em Bonsucesso, deve abrigar moradores que vivem às margens do rio Baquirivu, na região do Taboão, e próximos aos CDPS entre as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna. No local muitos moradores perderam suas casas durante uma forte chuva que atingiu a cidade entre os dias 10 e 11 de março. Segundo uma moradora, que não quis se identificar, os contemplados foram convocados para assinar o contrato nos próximos dias 18 e 19 de abril, no Centro Municipal de Educação Adamastor, Centro. Mas a entrega das chaves ainda é incerta.
Apesar da assinatura do contrato, as famílias contempladas não foram informadas sobre a data da entrega dos apartamentos. Em uma reunião realizada em marçoentre a Comissão de Habitação da Câmara dos Vereadores e representantes da Caixa, havia o compromisso de entrega para esta sexta-feira, dia 15 de abril, o que não irá ocorrer.
O empreendimento “Residencial Lavras” deve abrigar os moradores da comunidade Hatsuta, na Vila São Roque, e também da Vila Any, no bairro de mesmo nome, onde uma ponte está sendo construída em parceria com a Prefeitura de São Paulo. A obra que deveria ter ligação entre as cidades já deveria estar concluída desde o final do ano passado, porém o lado guarulhense do equipamento ainda não teve início, já que uma reintegração de posse precisa ser realizada antes para ser aberto o caminho para a cabeceira. Os moradores aguardam pelos apartamentos para deixar o local. Em São Paulo o trabalho já está concluído.
Na comunidade Hatsuta um incêndio no mês de fevereiro deixou moradores desabrigados. Além disso, pais com filhos em idade escolar, já teriam matriculado as crianças em escolas na região do Lavras e precisaram mantê-los como ouvintes em suas escolas originais até que os apartamentos sejam entregues.
O GuarulhosWeb entrou em contato com a Caixa, que informou que as unidades habitacionais já foram vistoriadas por seus futuros moradores e estão em fase de finalização. Ainda segundo a empresa os contratos do Residencial Lavras já foram assinados. “A previsão de entrega é para o final de maio”.