Cidades

Escolas de Guarulhos orientam alunos sobre coronavírus, mas evitam suspender aulas

Após o anúncio de pandemia do COVID-19 e a estimativa de aumento...

Após o anúncio de pandemia do COVID-19 e a estimativa de aumento de casos da doença, os colégios particulares e estaduais de Guarulhos ampliaram a orientação pais, alunos e funcionários sobre a doença. Entre as medidas das escolas, está o cancelamento de eventos com grande aglomeração de pessoas, mas as instituições evitam, por enquanto, suspender as aulas presenciais.

A Secretaria de Estado da Educação compõe o Centro de Contingência do Estado para monitorar e coordenar ações contra a propagação do coronavírus. A pasta informou que equipes das escolas estaduais receberam instruções por meio de manuais e cartilhas em ações alinhadas com a Secretaria Estadual da Saúde. As orientações foram encaminhadas aos pais com dicas de prevenção ao coronavírus.

 

Sobre suspensão das aulas, a Seduc informou que “qualquer eventual medida será tomada sob a orientação da Secretaria de Saúde”.

Colégios particulares

Os colégios particulares da cidade também estão ampliando as ações de orientação e aguardam novas determinações de autoridades de saúde para decidir sobre suspensão de aulas.

Todos colégios ouvidos pelo GuarulhosWeb já cancelaram ou adiaram eventos extracurriculares, que acarretariam a aglomeração de pessoas, seguindo apenas com as atividades de rotina.

Mater Amabilis

A instituição está seguindo minuciosamente todas as orientações do Ministério da Saúde, com a equipe devidamente orientada a seguir os procedimentos que minimizem o risco de infecção. Também estamos mantendo apenas as atividades essenciais da escola, evitando o agendamento de novos eventos e realização de atividades extras. O Colégio envia comunicados periodicamente para os responsáveis e os alunos a fim de orientá-los frente ao cenário atual. Os procedimentos de higiene estão sendo reforçados para os alunos. Nossa recomendação é que todos redobrem a atenção quanto a sintomas como febre, tosse, coriza e falta de ar. Caso um aluno não esteja bem de saúde, especialmente com sinais de febre, pedimos que ele não compareça ao colégio, procurando o devido atendimento médico. Isso também se aplica no caso de algum familiar ou contato próximo com suspeita ou confirmação de infecção. Sobre a suspensão das aulas, todas as hipóteses estão sendo consideradas e estudadas. Porém, entendemos ser importante nos mantermos calmos e tomarmos as medidas preventivas apropriadas de acordo com a situação que se apresenta. Neste momento as aulas serão mantidas, pois não há casos suspeitos nem confirmados na comunidade escolar. Estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e do MEC.

Eniac

O Eniac tem trabalhado com a prevenção, gerando conscientização sobre os cuidados básicos com funcionários e alunos. Alguns eventos grandes, como a colação de grau, que aconteceria dentro de uma semana, foram cancelados por segurança. O Eniac acompanha as notícias e orientações dos ministérios da Saúde e da Educação para tomar as decisões. Em caso de necessidade de suspensão de aulas (o que está descartado neste momento), não haverá prejuízo acadêmico aos alunos. Temos uma plataforma adaptativa de capacitação e aprendizagem para manter todas as atividades escolares on line, inclusive as avaliações. Se for necessário suspender as aulas presenciais não haverá prejuízo aos alunos de todas as séries de todos os cursos, desde a pré-escola até a pós-graduação.

Carbonell

Estamos monitorando a situação desde a primeira etapa do surto, quando ainda não havia casos confirmados no Brasil. A situação evoluiu e, então, ampliamos o trabalho de orientação a colaboradores, alunos e famílias sobre as medidas de prevenção e os cuidados com a higiene. Hoje, em medida preventiva que diz em favor de nossa comunidade, estamos reajustando o cronograma de atividades, adiando e cancelando alguns eventos que exigem a presença de muitas pessoas, mas, seguindo recomendações de instituições de referência, decidimos que as aulas não serão suspensas; ao menos por enquanto.

Escolas da Rede Municipal de Ensino

Neste momento, a Prefeitura entende que não é necessário ainda suspender as aulas na rede municipal de ensino, já que – seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde – o índice de propagação da doença em crianças é pequeno, não havendo qualquer indicação neste sentido. No entanto, sugere que os alunos que apresentem quadros infecciosos, como gripes e resfriados, não sejam enviados pelos pais às escolas como medida protetiva.

Posso ajudar?