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ESPALHA FATOS – Caixa preta


Numa tacada só, Eduardo Soltur (PV) instituiu sete comissões de sindicância na Câmara esta semana. Somada àquela aberta no início do ano para apurar o sumiço de uma parte dos arquivos de dados do Legislativo, o atual presidente quer tomar conhecimento dos fatos nas seguintes contratações: TV Câmara, limpeza e conservação predial, abastecimento de combustíveis, realização de concurso público, contratação de instituto de administração pública, locação de veículos, além de licenciamento e instalação de softwares.


 


Não é mentira


Somente no dia 1º de abril deverá ser publicada a tão esperada lei que versa sobre a reestruturação dos funcionários da Câmara. A decisão do presidente Soltur foi tomada depois que vários vereadores solicitaram o adiamento da publicação, uma vez que se a nova formatação fosse para o Diário Oficial logo após sua aprovação em plenário, os funcionários atingidos ficariam sem o salário do mês de março.


 


Dúvida cruel


Está muito difícil para os vereadores escolherem dentre seus assessores, aqueles que irão para o sacrifício. Em cada gabinete, os parlamentares chegam a ter até 20 funcionários, mas agora com a nova lei, terão de cortar pelo menos cinco cabeças, pois o Ministério Público teria aceitado no máximo 15.


 


Entenda o caso


Na lei aprovada por Alan, que o MP rechaçou, poderiam existir no máximo 23 assessores em cada gabinete, gastando-se uma verba total de até R$ 45 mil por parlamentar. Com medo da opinião pública e da Justiça, nenhum vereador ousou avançar e permaneceram até o momento gastando R$ 40 mil distribuídos em até 20 cargos.


 


Vale a pena?


Na nova lei aprovada agora, o teto fixado continuou nos mesmos R$ 40 mil que na prática já estão sendo utilizados como limite. Então, qual é a vantagem de se demitir mais de 150 pessoas, se não haverá nenhum centavo de economia aos cofres públicos?. A ação parece a olho nu ser totalmente incoerente.


 


Desamarrando


O presidente do SindLotação, Cícero Mossoró, está se desfiliando do PSDB e não pretende ingressar em nenhuma outra sigla. Mossoró tomou tal decisão, pois não quer que a política interfira nas conversas com a Administração Pública relativas ao serviço alimentador do Transporte.


 


 

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