Artigos

Espalha Fatos – Implicância

O vereador Lamé (PTdoB) reclamou recentemente da tribuna da Câmara, que a Prefeitura até hoje não enviou a documentação necessária ao Governo do Estado, para liberar a verba já autorizada para a construção do Centro de Referência do Idoso na cidade. O parlamentar insinuou que a Secretaria de Assistência Social está fazendo corpo mole devido a problemas políticos do PT com o PSDB.


 


Plágio


Lamé criticou ainda a Prefeitura por ter copiado na íntegra um projeto seu que foi rejeitado no ano passado, relativo a mudanças no ITBI – Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis: “Se eu fosse cobrar direitos autorais ficaria rico, pois copiaram até as vírgulas”, declarou.


 


Nem aí


O vereador Índio de Cumbica (DEM) acusou a Prefeitura de ter esperado as eleições passarem para começar uma série de reintegrações de posse em várias regiões da cidade. Segundo o parlamentar, o pior é que o Executivo só aparece nos locais com a Secretaria de Obras para demolir as casas, esquecendo-se do lado social, já que nenhum representante das Secretarias de Habitação, Assuntos Jurídicos, Assistência Social e até mesmo do Conselho Tutelar são vistos nas áreas desocupadas.


 


Democrático


O vereador Ricardo Rui (PPS) quer que as sessões da Câmara de Guarulhos, transmitidas pela TV Assembleia Legislativa, sejam feitas também por meio da linguagem dos sinais. O intuito da medida é de levar os trabalhos do legislativo guarulhense para aquela parcela da população que tem necessidades especiais.


 


Regionalista


O vereador Guti (PMDB) conseguiu junto aos colegas parlamentares derrubar o veto aposto pelo prefeito Almeida (PT) ao seu projeto que prevê a colocação da bandeira da cidade nos uniformes escolares da rede municipal.


 


Enrolou


A vitória do Legislativo guarulhense, que conseguiu cassar a liminar que previa a exoneração de todos os assessores dos vereadores, pode estar ameaçada. É que um dos funcionários citados no processo entrou na Justiça e perdeu a ação, o que agora no Tribunal pode fazer muita diferença, já que existe uma posição a favor e outra contra.


 


Duelo


Já que um integrante do Centrão declarou que na mesa diretora da Câmara, para o próximo biênio, “não entrará nenhum parlamentar petista”, o Executivo mandou o seguinte recado: “nós é que não queremos nenhum integrante do Centrão por lá”.


 


Curto e grosso


Diante disso, o vereador Eduardo Carneiro (PSL), integrante do Centrão, esteve na Secretaria de Governo, acompanhado pela colega Helena Sena (PSC), onde pediu ao titular João Roberto para que o Executivo não se intrometa na disputa do Legislativo: “Detesto jogo sujo”, declarou.


 


Insensível


O vereador Dr. José Mario (PTN) informou que a reunião solicitada entre a Comissão de Higiene e Saúde Pública da Câmara e o prefeito Almeida, para tratar sobre o plano de carreira dos médicos, não irá ocorrer, já que o chefe do Executivo não quer falar sobre o assunto. Segundo ele, o recado veio por meio do “espalhafatoso italianão Rafael Paredes”.


 


Atalho


A Secretaria de Transporte e Trânsito mudou arbitrariamente o itinerário dos moradores do Jardim das Oliveiras, que caminhavam do bairro até a Câmara Municipal na última quinta-feira. Segundo um dos líderes do movimento, o trajeto inicial previa a passagem pela avenida Tiradentes, mas com medo dos manifestantes pararem na Prefeitura, os agentes de trânsito alteraram o trajeto, fazendo com que as pessoas dessem uma volta enorme.


 


Agenda


Na próxima segunda-feira, 29, haverá audiência pública na Câmara Municipal, a partir das 14h, para que seja discutido o projeto do vereador Americano (PHS), que prevê o aumento do número de vagas de taxistas na cidade, inclusive no aeroporto. Também está prevista a realização de sessões extraordinárias na terça, dia 30, para a votação de um projeto da Prefeitura que trata do zoneamento da cidade, bem como para limpeza da pauta.

Posso ajudar?