O Centrão, grupo formado por seis vereadores que se intitulam independentes, se utilizou da votação para abertura ou não da Comissão de Estudos, que tinha como tema principal o Bilhete Único, para dar o troco à oposição, já que se sentiram traídos durante a votação do
IPTU no final do ano passado.
Olé
Segundo seus membros, o vereador Geraldo Celestino (PSDB), representando a oposição, tinha acertado em reunião que ambos os grupos votariam contrariamente ao projeto do imposto, mas de uma hora pra outra os oposicionistas mudaram de voto sem avisar. Celestino nega o fechamento do acordo.
Desentendimento
Para confirmar as desavenças, na última sessão ordinária, Celestino e Novinho Brasil (PTN) discutiram em público, batendo boca na tribuna. Novinho disse que a oposição finge que é oposição. Celestino acha que é o Centrão que finge ser independente, mas que no fundo queria mesmo era estar na base governista.
Rindo a toa
Quem deve estar gostando do espetáculo e feliz com a atitude de seus adversários é o prefeito Almeida (PT), já que o conflito entre as partes lhe favorece, num cenário que ele já domina. Os vereadores integrantes dos dois grupos confirmaram que haverá uma reunião semana que vem para lavar a roupa suja.
Corda bamba
Ao que tudo indica o Centrão ficou satisfeito com a revanche e vai estender a bandeira branca à oposição. Entretanto um dos seis parlamentares “independentes” confidenciou que internamente o grupo estaria rachando, pois algumas divergências não estariam sendo
equacionadas. Três deles estariam reprovando certas posturas e atitudes dos demais.
Novidade
Fonte segura garante que o PMDB municipal estaria saindo literalmente das mãos da família Rifai. Segundo apurado, Mário e Adriana perderam força na executiva estadual depois da morte de Orestes Quércia. A provisória paulista conta com sete interventores, sendo que seis deles são ligados a Baleia Rossi e somente um representa a corrente do ex-governador.
Bola de cristal
Bem secretamente, fonte segura declarou que já estariam definidos os nomes dos próximos presidente e vice da sigla. A indicação teria sido feita pelo atual presidente da Câmara, Eduardo Soltur, que estaria se desfiliando do PV para ingressar no PMDB. Questionado, Soltur desconversou, mas não negou. O peemedebista Sugimura teria dito que a informação não procede, mas fez cara de que ia atrás pra ver se não estava vendido.
Limpeza
Se o fato realmente for concretizado, o sonho do presidente do PV, Jovino Cândido, estaria começando a se tornar realidade, já que ele quer ver fora do partido além de Soltur, os vereadores Paulo Sergio e Silvana Mesquita, além do suplente Gasparino Romão.
De olho
Observando de longe o que acontece no PV, algumas lideranças já estariam conversando com o presidente da sigla para descarregar no partido possíveis candidatos a vereador visando as próximas eleições, caso se confirme a saída dos quatro nomes. O conhecido Zé Paulera diz ter um grupo formado por mais de 30 pessoas dispostas a concorrer e que aguarda o desenrolar dos fatos.
André ou José ?
A Imprensa e a própria assessoria da Prefeitura tem divulgado o nome do novo secretário de Transporte e Trânsito, como Atílio André. Porém no Diário Oficial do Município, o nome grafado na nomeação foi Atílio José. Qual dos dois é o correto?
Criando moda
O secretário de Administração e Tecnologia da Câmara Municipal, Kaled Smaili, tem chamado a atenção não só por suas ações praticadas pertinentes ao cargo, mas também pela maneira diferente que coloca suas gravatas. No caso, o nó feito é bem pequeno e fica escondido atrás da própria gravata, deixando a dúvida se ela está amarrada ou presa a um elástico ao redor do pescoço.
Passando a vez
O primeiro suplente do PHS, Professor Jesus, abriu mão de assumir a vereança durante o período de afastamento do vereador Edmilson Americano. Foi o segundo suplente, Moreira, que ficou momentaneamente com a cadeira. Dizem que Jesus teria sido induzido à ação, com a conversa de que tal ato demonstraria boa vontade com o partido, garantindo assim sua legenda para 2012.