Cidades

Especial Aniversário – Entrega de Restaurante Popular é meta da Proguaru para 2012

Almeida vê com urgência mudanças no trevo de Bonsucesso

Segundo o presidente da Proguaru (Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos S.A.), Artur Pereira Cunha, as obras do Restaurante Popular no Taboão são a meta da autarquia para o próximo ano.

De acordo com Cunha, há a estimativa de que ele seja entregue em maio do ano que vem e deverá servir diariamente três mil refeições, além de abrigar uma padaria-escola, com duas salas de aula.

Em maio, a prefeitura informou, por meio de nota, que as empreiteiras Pilão Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação, e da substituta, Lima de Castro Engenharia e Montagem Ltda., justificaram problemas financeiros para não dar continuidade aos trabalhos. Diante da alegação, os contratos foram rescindidos de forma amigável, sem penalizações às companhias.

Criada em agosto de 1979 para executar serviços públicos de coleta e remoção de lixo, fabricação de asfalto, blocos e pré-moldados, pavimentação, guias, sarjetas, construções de galerias, canalizações, a Proguaru já pavimentou, neste ano, 34 ruas e tem a meta de asfaltar mais 51 vias até o final do mês. Além disso, são mais de 55 mil m² de buracos tapados em toda a cidade por mês, graças ao trabalho de 140 profissionais.

A Proguaru é responsável pela varrição e limpeza de ruas e avenidas de toda a cidade, através dos Auxiliares de Serviços Gerais. Cabe a autarquia, também, a limpeza das escolas, unidades de saúde e centros esportivos construídos na cidade.

Além disso, a empresa possui uma das poucas usinas de reciclagem de resíduos da construção civil em funcionamento no Estado de São Paulo. A recicladora, instalada no Cabuçu, processa resíduos procedentes da construção civil, além de resíduos domésticos provenientes dos 14 Pontos de Entrega Voluntária. O equipamento beneficia 15 toneladas por hora de produção.

Os resíduos de concreto gerados pelas obras da Proguaru são utilizados em construção de pré-moldados, meio fio, blocos de concreto e calçadas. Já os resíduos mistos, a cerâmica e argamassa, procedentes de obras domésticas, vêm sendo utilizados na conservação e pavimentação de vias urbanas.

Trevo de Bonsucesso é prioridade para prefeito

Para Almeida, o trevo de Bonsucesso é a obra mais importante e de maior urgência na cidade. Segundo ele, o projeto faz parte das propostas entregues ao Governo Federal, para serem executados com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Elaboramos o projeto do novo trevo e agora esperamos o anúncio da presidente Dilma para a liberação da verba federal para a construção", afirmou Almeida.

O trevo do Bonsucesso foi reformulado em 2004, na gestão do ex-prefeito Elói Pietá, contudo o projeto não dimensionou o volume do fluxo de veículos na região, o que tem ocasionado grandes congestionamentos.

Além da reformulação do trevo, o prefeito acertou com a CCR NovaDutra, o prolongamento da marginal, que está sendo construída às margens da rodovia Presidente Dutra, até o Trevo de Bonsucesso.

Posso ajudar?